Coluna

|Variedades - Agenda TGI

Coluna

|Variedades - Agenda TGI

Veja por autor

A busca pela excelência

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 27 08:32:00 UTC 1998 - Edição 3
Num treinamento sobre Desenvolvimento de Equipes, quando se abordava a diferença entre excelência e perfeição, dois participantes comentaram:
- "Agora entendi porque ninguém gosta de trabalhar com o Dr. C. Ele é um perfeccionista exagerado! Sempre encontra erro em tudo."
- "Como é diferente da Dra. I... Ela nunca deixa de encontrar um jeito de elogiar o que é bem feito. Sempre incentiva a buscar mais qualidade no que fazemos."
- "O Dr. C. é um saco! É um pessimista que só vê a metade vazia do copo. Deixa todo mundo que trabalha com ele tenso. Tem muita gente que já desistiu de se esforçar para fazer o melhor. Ele nunca vai achar bom, mesmo..."
Moral da história: quando se busca a excelência, o que motiva é o prazer da conquista passo a passo, com pessoas comprometidas e motivadas. Quando se busca a perfeição inatingível, convive-se a cada momento com a derrota do que deixou de ser feito, baixando a auto-estima dos envolvidos. Na busca permanente da excelência, é preciso ter em mente que "o mais atrasado é aquele que ainda não começou".

Rede Gestão