Coluna

|Variedades - Agenda TGI

Coluna

|Variedades - Agenda TGI

Veja por autor

Programas de Qualidade

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 28 17:53:00 UTC 1999 - Edição 28
Dois funcionários de uma empresa conversam sobre a implantação do Programa da Qualidade:
- E aí? Estão gostando da implantação do 5 S na sua área?
- Para lhe dizer a verdade, nem sei bem o que isto significa. Meu chefe reclama o tempo todo dizendo que estão inventando moda!
- Pois em nossa área é diferente. Primeiro, nosso gerente tem sido um entusiasta do programa. Ele sempre comenta que a receita nem sempre está sob nosso controle, mas as despesas sim, e que, dentre outras vantagens, o 5 S veio para nos ajudar!
- E o que é mesmo 5 S?
- O 5 S foi inventado no Japão. Seu nome surgiu em função da primeira letra de cinco palavras: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que significam respectivamente, (os Sensos de) Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Auto-disciplina.
- E vocês já implantaram tudo?
- Não. Como se trata de novos hábitos, deve-se abordar por partes, para não criar confusão. Acabamos de implantar o Senso de Utilização.
- E o que isso tem de bom?
- Ajuda a refletir sobre o que realmente precisamos e o que gastamos sem necessidade, como água, luz, telefone, materiais de escritório que podem ser compartilhados e, principalmente, nos conscientiza de que algo que não serve para um, pode ser útil para outro.
- É uma pena que meu chefe não consiga enxergar essas vantagens. Sempre diz que está ocupado. Na minha área, o que falta é uma cultura de custos disseminada. Funciona como se diz na linguagem popular: não é meu, não é teu, deixa pra lá!

Rede Gestão