Coluna

|Variedades - Agenda TGI

Coluna

|Variedades - Agenda TGI

Veja por autor

Comunicação interna e motivação

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 05 05:57:00 UTC 1999 - Edição 51
Dois gerentes, de empresas diferentes, estavam falando sobre a importância da comunicação interna como fonte de motivação:
- Não sei como aumentar a comunicação entre a minha equipe de forma simples e objetiva. Cada um pensa por si e não há tempo para nada.
- Por que você não tenta o método que adotei? Contratei uma consultoria que estruturou minhas reuniões semanais. É simples e prático.
- Como funciona?
- As reuniões são semanais, com uma hora de duração. Cada gerente coordena as reuniões com sua equipe, abordando três grandes temas: (1) as diretrizes provenientes do planejamento; (2) o comportamento da rotina com respectivas metas mensais; (3) o clima organizacional.
- Todos têm tempo para participar?
- Tempo é uma questão de hábito e prioridade. No início o papel do gerente é fundamental para mobilizar e garantir a presença de todos. Com o passar do tempo, se as reuniões forem eficazes, todos desejam participar pois os ganhos são gerais. Há compartilhamento de tudo com todos e o que é registrado na memória de uma reunião serve de pauta para a próxima, ou seja, um registro só desaparece quando é efetivamente resolvido.
O contato direto, estruturado e sistemático entre os membros de uma equipe pode ser considerado como o melhor instrumento de comunicação pois, além da interação direta entre os participantes, possibilita o acompanhamento das dificuldades e o compartilhamento das soluções.

Rede Gestão