Coluna

|Variedades - Acontece na Rede

Coluna

|Variedades - Acontece na Rede

Veja por autor

Pernambuco será polo na área de Tecnologia Automotiva

Projeto posicionará o Estado no mapa global da indústria do conhecimento automotivo.
whatsapp linkedin
Publicado em Sat Aug 08 21:56:00 UTC 2015 - Edição 879

Com o objetivo de falar sobre o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o gerente responsável pela sua implantação, Egon Daxbacher, foi o convidado deste mês da reunião da Rede Gestão, na última quinta-feira (06), no Empresarial Jopin, no Pina.  O executivo falou do início da implantação do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, da sua importância para a idealização do Centro de Pesquisa, de como está o andamento dos trabalhos hoje e dos seus benefícios para o Estado. O centro pernambucano será o quarto do grupo Fiat Chrysler no mundo. Os demais estão instalados em Turim (Itália), Auburn Hills (Estados Unidos) e em Betim (MG), onde o grupo opera desde 1976.


O FCA está nascendo para atuar na concepção de novas tecnologias em componentes, motores e transmissões, alcançando, no futuro, a capacidade de desenvolver novos veículos.  Impulsionará também a vocação da cidade do Recife como local nobre de produção da economia criativa, com impacto positivo nos perfis social, científico, cultural e econômico da região. “Vamos migrar do made in Pernambuco para o design by Pernambuco. Pensando nisto, não poderiam faltar parcerias com as instituições de ensino do Estado, e, neste projeto, temos que andar ombro a ombro com a academia”, ressaltou Egon.

Concebido para se tornar referência mundial na área de Inovação e Pesquisa Automotiva, o  Centro de Pesquisa e Desenvolvimento abrigará o primeiro Software Center do FCA na América Latina, tendo o Porto Digital como parceiro estratégico. O núcleo de softwares automotivos concentrará atividades como desenvolvimento de sistemas de controle flex fuel, além de testes de verificação e validação de sistemas embarcados em tempo real por meio do uso de simuladores na área de Motores e Transmissões.

A atuação do Centro terá foco também na validação e experimentação de veículos. Alguns números já mostram a grandiosidade do projeto. Serão 500 técnicos e engenheiros contratados até 2020, atualmente já são 180 profissionais contratados (70% pernambucanos).

Egon também citou a importância do projeto para a economia local, gerando demandas para as empresas pernambucanas. “O Centro demandará uma série de serviços nas proximidades e será uma grande oportunidade para os empresários locais. Queremos incentivar ainda mais a pernambucanização no Estado, que tem sido o foco do FCA.  Não queremos buscar esses fornecedores fora de Pernambuco”, disse.

“Com a implantação do quarto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo FCA em Pernambuco, queremos trabalhar para melhorar a eficiência dos nossos motores e de transmissões, tanto no que diz respeito ao consumo quanto à emissão de gases poluentes; vamos melhorar a dirigibilidade e o conforto dos nossos veículos, sempre focados na sustentabilidade e no desenvolvimento de novas soluções conceituais para o transporte”, finalizou o executivo.

UM POUCO DE HISTÓRIA – A antiga Fábrica Tacaruna foi construída no século 19 para abrigar a princípio uma usina de açúcar. Em 1924, tornou-se uma importante fábrica têxtil, mas foi desativada em 1982. Depois surgiram vários projetos (que não se concretizaram) nas áreas de cultura, tecnologia, entre outras.

POLO AUTOMOTIVO JEEP – O Polo Automotivo Jeep foi inaugurado em 20 de abril de 2015, com capacidade  produtiva de 250 mil veículos por ano. Atualmente, emprega cerca de 6.400 pessoas, somados os funcionários da fábrica Jeep e das 16 empresas que compõem o parque de fornecedores. Desse total, 80% são pernambucanos e 75% são nordestinos.


Rede Gestão