Coluna

|Variedades - Acontece na Rede - Geraldo Júlio

Coluna

|Variedades - Acontece na Rede

Veja por autor

Prefeito do Recife abre programação da Rede Gestão

Geraldo Julio participa pela sétima vez de encontro com os integrantes da Rede em discussão sobre o Recife, práticas e estratégias de gestão.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 08 22:56:00 UTC 2015 - Edição 853

A primeira reunião do ano da Rede Gestão, realizada na última quinta-feira, no Pátio Café & Cozinha, contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do secretário municipal de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, que apresentaram as ações realizadas pela gestão no ano de 2014. Com um modelo de administração baseado no planejamento, o prefeito expôs o panorama geral do que a PCR realizou no último ano, levando em consideração áreas importantes como Saúde, Educação, Controle Urbano, Cidadania, Mobilidade e Meio Ambiente.

No balanço que fez, o secretário de Planejamento e Gestão apontou obras em andamento e que deverão ser concluídas ainda este ano. A apresentação foi dividida em blocos: manutenção da cidade, mudança do padrão do serviço público (novo padrão de serviço da Saúde Pública), investimento na Educação e a nova relação do recifense com a cidade (ciclofaixas, Recife de Coração, Academia Recife).

Foram destacadas, para os integrantes da Rede Gestão e convidados, as conquistas da PCR em áreas como Serviços Urbanos (requalificação dos mercados, mobilidade, ordenamento), Infraestrutura (habitação, urbanização e saneamento, pavimentação e drenagem), Saúde (ampliação e requalificação da rede, fortalecimento da atenção básica, construção de centros de referência, como o Hospital da Mulher, ampliação das Upinhas e requalificação da Saúde da Família), Educação (construção de creches-escolas, novas escolas municipais, implantação do Diário de Classe e nova grade curricular, investimento em jogos de raciocínio e tecnologia em sala de aula), Cidadania e Segurança (Passe Livre, Programa Trampolim, segurança urbana e cidadã) e a nova cidade com o primeiro plano de saneamento, qualidade do espaço urbano (Parque Capibaribe) e a construção de uma identidade histórica e cultural.

Nesses dois anos de administração, os gestores ainda destacaram outros indicadores positivos, como a recuperação de vias (167,32 km), das calçadas (52 km), da iluminação pública (12.146 pontos de iluminação); a entrega de três habitacionais (outros 17 em obra); a instalação de câmeras de fiscalização (redução de 20% dos acidentes); a implantação do maior programa de robótica da América Latina na educação (mais de 73 mil alunos contemplados); a melhoria ambiental com a implantação do telhado verde e o reúso da água; campanhas de segurança e cultura de paz (Centros Comunitários da Paz – Compaz); e a defesa dos animais com metas como adoção, castração e a consulta veterinária itinerante nas comunidades (912 consultas em 2014).

Para Geraldo Julio e Alexandre Rebelo, os resultados alcançados pelo governo mostram que o modelo de gestão implantado posiciona o Recife em um patamar de qualidade e eficiência administrativa. “A prioridade é entregar à população produtos e serviços de qualidade. O Recife merece mais investimentos para melhorar a vida do recifense”, destacou o prefeito. Ainda segundo o prefeito, 2015 será um ano desafiador e os recifenses têm um papel importante no crescimento econômico da cidade. Por fim, convocou todos os presentes para participarem ativamente, nas suas respectivas áreas de atuação, do esforço de fortalecimento do Recife.


Rede Gestão