Coluna

|Variedades - Acontece na Rede

Coluna

|Variedades - Acontece na Rede

Veja por autor

Colab: a Rede Social para a Cidadania

Com a proposta de dar voz ao cidadão e viabilizar a gestão colaborativa das cidades, o Colab, eleito o melhor aplicativo urbano do mundo, foi apresentado na Rede Gestão.
whatsapp linkedin
Publicado em Sat Aug 10 21:56:00 UTC 2013 - Edição 775
Eleito o melhor aplicativo urbano do mundo durante o New Cities Summit, um dos principais eventos mundiais sobre o futuro das cidades, o Colab, desenvolvido pelas empresas pernambucanas Quick e 30idéias, foi tema da última reunião da Rede Gestão, realizada no início de agosto. Um dos idealizadores do aplicativo, Gustavo Maia, mostrou a proposta inovadora do Colab, único representante brasileiro entre os três finalistas da competição, vencendo a disputa contra aplicativos dos Estados Unidos e de Israel.  
 
A proposta de dar voz ao cidadão, para que ele se envolva de forma colaborativa na gestão de sua cidade, é o grande diferencial do Colab.  A ferramenta permite que os usuários reportem, em seu perfil, problemas encontrados no dia a dia, proponham soluções e novos projetos e ainda avaliem os serviços públicos.
 
“O Colab é uma rede social para a cidadania”, assinala Gustavo. “É uma ferramenta que estimula a participação efetiva das pessoas na construção de uma cidade melhor e, ao mesmo tempo, pode funcionar como uma poderosa ferramenta de gestão para os gestores públicos.”
 
O aplicativo tem como base três pilares principais: (1) Fiscalize, ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade apontando problemas, como carros estacionados em local proibido, calçadas irregulares, buracos, iluminação pública, trânsito, defesa do consumidor e outras questões urbanas; (2) Proponha,  espaço no qual os usuários sugerem e debatem com os demais participantes do Colab as soluções para os problemas; o último pilar, (3) Avalie, permite que o usuário faça uma avaliação dos serviços de instituições e entidades ligadas ao poder público. “Para os gestores públicos, esta pode ser uma fonte valiosa de boas ideias e soluções viáveis e criativas para os problemas do município”, destaca Gustavo.
 
O Colab também disponibiliza um ranking de interatividade. A cada participação, o usuário recebe uma pontuação específica, que é somada ao seu “número Colab”. A ideia é dar visibilidade aos cidadãos mais atuantes, estimulando a participação dos usuários.
 
De acordo com Gustavo, além da plataforma, aberta ao público e totalmente gratuita, as empresas desenvolveram um módulo extra de solução em ouvidoria e gestão inteligente, que pode ser contratado pelos municípios. Com a ferramenta, os gestores podem ter acesso a informações e relatórios em tempo real que funcionam como uma radiografia dos problemas apontados pelos usuários, permitindo não apenas a intervenção mais rápida e eficaz, como a possibilidade de dar feedback aos cidadãos, fechando o ciclo da gestão participativa.
 
Para se cadastrar no Colab, basta entrar no endereço www.colab.re. Além da web, a nova rede social também tem aplicativos para iPhone (iOS) e Android. Atualmente, o Colab está disponível para todas as cidades do País.

Rede Gestão