Coluna

|Variedades - Acontece na Rede

Coluna

|Variedades - Acontece na Rede

Veja por autor

O Futuro Profissional do Seu Filho

Livro lançado pelas sócias da Trajeto procura orientar os pais na escolha profissional dos seus filhos, com base na experiência de 19 anos da consultoria.
whatsapp linkedin
Publicado em Sat Jul 06 21:56:00 UTC 2013 - Edição 770
A escolha da profissão é um momento determinante na vida de todo adolescente. É um grande desafio decidir adequadamente a carreira em um cenário cada vez mais competitivo devido às novas exigências e rápidas mudanças no contexto da economia do conhecimento. Essa realidade em constante transformação, articulada a outros aspectos, como as expectativas e os projetos familiares, torna essa tarefa mais complexa do que se costuma supor. Em meio a tantas influências, como discriminar o que se deseja? Como saber aonde se quer chegar? E os pais, como podem se posicionar e ajudar seu filho a lidar com essas questões? 
 
O livro O Futuro Profissional do Seu Filho – Uma Conversa com os Pais, lançado no último dia 12 de junho, se propõe a compartilhar com os pais a experiência de quase 20 anos da Trajeto Consultoria, instituição integrante da Rede Gestão especializada em orientação, redefinição profissional e estratégia de carreira. A coletânea reúne artigos de profissionais da Trajeto ou que fizeram parte de sua história — Sílvia Gusmão (org.), Eliene Rodrigues, Maria Sobral, e Rafaella Cursino — publicados em veículos impressos e digitais, que funcionam como uma importante fonte de referência para promover a reflexão e apoiar os pais ao longo desse processo.

"Muitas vezes, os pais subestimam o valor de sua participação, demonstrando o sentimento de não saber como lidar com esse momento tão decisivo. Imaginam que o melhor é não opinar, como se não tivessem o direito de falar o que pensam ou influenciar", pontua Sílvia, organizadora da coletânea. Baseadas na concepção da Trajeto, que tem como princípio o envolvimento dos pais no processo de orientação profissional do adolescente, as autoras defendem que essa participação é essencial. "A maturidade, a experiência, a exata noção do quanto uma escolha acertada pode ser determinante para um futuro promissor podem ser por eles transmitidas com palavras, atitudes e gestos que fazem toda a diferença nesse momento de decisão", afirma a psicanalista. 
 
O livro está dividido em seis partes: (1) Os Pais e as Escolhas Profissionais dos Filhos – conversa com os pais sobre o seu lugar e papel de destaque nesse processo; (2) Encarando o Mercado – enfoca a carreira, as oportunidades, as tendências do mercado e as novas profissões; (3) Conhecimento e Inovação; (4) Tentando Enfrentar os Dilemas – aborda questões ligadas à ética e aos vínculos, à inovação e ao conhecimento; (5) Respondendo a Questões sobre a Escola; e (6) Por Uma Educação de Qualidade – na qual são propostas algumas ideias em defesa do aprimoramento da educação e respostas a questões comumente formuladas pelos pais em relação à escola.
 
Para o consultor Francisco Cunha, sócio da TGI e autor do prefácio, a publicação é uma leitura obrigatória para os pais que vivem as escolhas dos filhos com preocupação e, em muitos casos, angústia pelas incertezas das trajetórias a serem traçadas por eles. "Ao darem seu apoio com maior conhecimento de causa, os pais estarão não só ajudando seus filhos na sua formação e em uma escolha profissional mais precisa, também contribuindo para um País melhor e mais competitivo", assinala.
 

Rede Gestão