Coluna

|Planejando a Carreira - O profissional em foco - Georgina Santos

Coluna

|Planejando a Carreira - O profissional em foco

Veja por autor

Cuidado com a exposição desenfreada nas redes sociais

whatsapp linkedin
Publicado em 21.03.2015 - Edição 859
Cuidado, você pode estar sendo filmado ou ter sua foto exposta na rede a cada instante. Isso tudo devido à banalização do uso dos meios eletrônicos, como os smartphones e tablets. Em poucos segundos, uma reunião que parecia ser privada – seja em casa ou no trabalho – ganha o mundo por meios das redes sociais. Não há limite. Com o acesso rápido – apenas um clique – sua imagem ganha comentários e compartilhamentos até de gente desconhecida Parece que as pessoas perderam a noção do quanto estão se expondo e passaram a viver em uma sociedade onde tudo precisa ser registrado em imagem.
 
Não se pode negar que as mídias sociais são boas ferramentas de comunicação, mas se não são bem administradas podem virar uma armadilha e gerar inúmeros prejuízos. E o que se tem visto, atualmente, é uma desenfreada invasão de privacidade. Mesmo que você não seja adepta aos compartilhamentos, o seu colega pode ser, um familiar também. Logo você vai se ver em alguma festa, reunião familiar, ou em eventos sociais que não gostaria que fosse divulgado até mesmo por ter um estilo mais discreto e reservado. E o que fazer? Como usar as redes sociais na medida certa?
 
É claro que não é proibido compartilhar fotos e informações pessoais com familiares e amigos mais próximos. Mas é bom ter atenção! Com os demais “colegas virtuais” é aconselhável dividir apenas fatos corriqueiros, histórias não comprometedoras e brincadeiras inofensivas. Também é importante lembrar que, dependendo das configurações de privacidade adotadas na rede social, até mesmo pessoas que não fazem parte do seu círculo de amizade, mas que são “amigos de amigos” poderão visualizar e repercutir suas postagens.
 
Por isso, sempre revise suas opções de segurança, restringindo a visualização e compartilhamento de conteúdos postados na sua página por pessoas de sua confiança. Também existe, na maioria das redes, a opção de condicionar a divulgação de fotos ou vídeos, por exemplo com a marcação do seu perfil, apenas após a análise e aprovação do conteúdo.
 
Discrição é a regra número para quem deseja apenas desfrutar dos benefícios da internet. Rede Social não é nenhum vilão, mas exige cuidado, já que é difícil se ter o controle. Cabe às pessoas o bom senso para discernir o certo do errado e saber o que informar sem colocar a própria segurança e imagem em risco.

Rede Gestão