Coluna

|Planejando a Carreira - O profissional em foco - Fernando Braga

Coluna

|Planejando a Carreira - O profissional em foco

Veja por autor

Modelo Mental do Empreendedor

Pontos aos quais os empreendedores precisam ficar atentos para aumentar seu potencial de sucesso
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jan 04 20:53:00 UTC 2015 - Edição 848

O tema empreendedorismo está em alta nos diversos canais de comunicação e vem despertando o desejo de muitos profissionais de abrir o seu próprio negócio. Por isso mesmo, é importante compreender que modelos mentais devem orientar a atuação empreendedora para não acabar entrando na estatística* dos 58% das empresas de pequeno porte que fecham as portas antes de completar 5 anos (* www.brasil.gov.br/empreendedor).

E como fazer? Certamente não há uma fórmula pronta para ser um empreendedor de sucesso, mas algumas orientações são bastante importantes. O primeiro ponto é o foco: empreendedores devem priorizar o que é essencial, sem desperdiçar energia, tempo e recursos. Isso requer capacidade de tomar decisões e de fazer escolhas e apostas, já que o caminho mais fácil (escolher tudo) não é uma opção. O segundo ponto é a busca contínua pela criação de valor: empreendedores estão atentos aos problemas e incômodos dos clientes e buscam sempre fazer diferente.

Outro ponto essencial é a criatividade, que requer curiosidade, questionamento contínuo de premissas e de “verdades” aceitas pelo mercado e disposição para explorar o diferente e para correr e administrar os consequentes riscos.

Empreendedores precisam ser orientados por seu ego. Para ter sucesso, não basta a motivação para ganhar dinheiro ou se sustentar: é necessário um desejo de deixar marcas; empreendedores têm vontade de dirigir a própria carreira e os próprios projetos, sem precisar de alguém que lhes diga o que fazer.

Num negócio que tem o crescimento como projeto, é inviável fazer tudo sozinho. Empreendedores precisam ter ou aprimorar habilidades de gestão e desenvolvimento de equipes, como a capacidade de orientação, multiplicação de conhecimentos, delegação, gestão da integração e administração de conflitos.

Outro ponto que diz respeito à gestão de equipes, mas que vale a pena destacar separadamente, é a capacidade de mobilização das pessoas, atribuindo significado ao trabalho, comunicando os papéis, as atividades e a razão de ser do negócio de uma maneira que mobilize e inspire as pessoas.

O último destaque é o foco comercial. É de fundamental importância avaliar a viabilidade dos produtos e serviços oferecidos. Algumas das perguntas que devem ser feitas são: Quem paga? Quanto paga? Paga por quanto tempo? Mais gente pagará por isso no futuro? Quem serão os primeiros clientes? E o milésimo cliente? Além disso, deve-se buscar estar sempre articulado no mercado e em contato com o maior número possível de pessoas.

Claro que é quase surreal esperar todas estas características de um ser humano (embora de vez em quando nos deparemos com alguns empresários “extraterrestres”). Daí a importância de atuar em sociedade ou parceria, pois explorando características complementares minimizam-se fragilidades individuais e potencializam-se forças, trazendo muito mais competitividade a qualquer negócio.


Rede Gestão