Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Três Dicas para Lidar com um Cliente Mal-humorado

whatsapp linkedin
Publicado em Sat Jan 11 21:49:00 UTC 2014 - Edição 797

- Perceba sinais corporais: note sinais de pressa, impaciência, objetividade na comunicação. Tente se adequar ao estilo da pessoa, isso constrói empatia (quando as coisas empatam). Se a pessoa é expansiva, gesticula, fala mais alto, brinca, entre no mesmo ritmo, sem exagerar. Como diz Dale Carnegie, autor de Como fazer amigos e influenciar pessoas: “as pessoas gostam de pessoas que são iguais a elas”.

- Tenha uma boa comunicação: isso não significa falar demais. Ouça bem do que a pessoa precisa, ajuste seu ritmo vocal e seja empático ao apresentar seus produtos ou serviços. Se entrar no ritmo da pessoa, ela seguirá o seu.

- Não leve para o lado pessoal: entenda que o mau humor é parte do seu desafio em alguns casos e nunca encare que a pessoa está contra você. Ela pode estar num dia ruim apenas. Crie sintonia, afinidade e empatia antes de começar a vender, isso desfaz o clima de mau humor, na maioria das vezes.

Administradores.com


Rede Gestão