Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

5 Dicas para Lidar com Conflitos

whatsapp linkedin
Publicado em Sat Jan 19 20:49:00 UTC 2013 - Edição 746

Conflitos de opinião na equipe são comuns e até saudáveis. Mas, quando os pontos de vista se tornam intransigentes e evoluem para discussões, o gestor deve intervir para evitar problemas maiores. Veja algumas dicas: 

1. Seja empático - Colocar-se no lugar da outra pessoa ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos.
2. Ouça os dois lados - Para ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão.
3. Tenha uma postura racional - Não se contamine emocionalmente nas discussões mais ríspidas. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole.
4. Estimule o diálogo - Procure fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis.
5. Não se omita - Muitas vezes, é preciso tomar partido de uma das posições e encerrar o problema, deixando claro quais os critérios levados em conta na decisão.

 Infomoney

 

Rede Gestão