Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

O Perfil do Novo Consumidor

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 03 13:51:00 UTC 2009 - Edição 552
          O comportamento do consumidor brasileiro mudou, ao longo dos últimos anos, por conta da evolução do mercado de crédito e do crescimento da massa salarial. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Fractal, dirigido pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Celso Grisi, o brasileiro sempre checa preços, prefere pagar à vista, preza pela qualidade e prepara uma lista antes das compras. Confira as características do novo consumidor brasileiro, segundo Grisi, compiladas a partir de dados obtidos nas últimas pesquisas: (1) é racional e exigente; (2) prefere produtos com qualidade suficiente, mas com preço baixo; (3) é mais sensível a preços (se o preço aumenta, ele troca para outro similar); (4) tem consciência do valor da moeda; (5) está menos vulnerável ao poder da marca; (6) é menos fiel a produtos e marcas (quem conceder descontos sai na frente); (7) gasta a maior parte do seu orçamento com produtos familiares e para consumo dentro do domicílio; (8) e está mais voltado para o consumo em casa. Portal Administradores.com

Rede Gestão