Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Como Ser um Bom Ouvinte

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 23 11:00:00 UTC 2008 - Edição 494

          Saber ouvir é um requisito essencial para ser um líder melhor e também para interagir com equipes e colaboradores. Veja algumas dicas do site Efetividade.net:
1. Desligue o monitor do computador, feche a porta e mostre que você se preparou para a conversa, deixando claro que leu algum relatório ou pesquisou algo a respeito para poupar o tempo do interlocutor.
2. Concentre-se na conversa, especialmente na sua própria fala. Cuide do tom e da cadência. Evite jargões que não sejam dominados pelo seu interlocutor. Dê atenção à gramática.
3. Use o nome do interlocutor. Mencione o nome de quem estiver falando com você, mas sem forçar a barra. O ponto é não permitir que uma conversa pessoal pareça impessoal — não é tentar fazer com que um discurso impessoal pareça pessoal.
4. Indique claramente que está ouvindo com atenção. Busque e mantenha o contato dos olhos e faça perguntas sobre detalhes do que foi dito ou cite brevemente em suas respostas algumas frases mencionadas pelo interlocutor, para que ele tenha certeza de que você estava mesmo ouvindo.


Rede Gestão