Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Mau Humor Crônico

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 08 20:17:00 UTC 2004 - Edição 306
O mau humor pode ser doença — e grave! Um transtorno mental chamado distimia, que se manifesta por meio de uma rabugice que parece eterna. Reconhecida pela Medicina nos anos 80, é uma forma crônica de depressão, com sintomas mais leves. “Enquanto a pessoa com depressão grave fica paralisada, quem tem distimia continua tocando a vida, mas está sempre reclamando”, diz o psiquiatra Marcio Bernik, coordenador do Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Veja algumas dicas para elevar o astral e não deixar o mau humor influir negativamente na sua vida profissional e pessoal.
1) Atividade física provoca liberação de betaendorfina, neurotransmissor que participa da regulação do humor e causa bem-estar.
2) Ioga e sessões de massagem estimulam a circulação sanguínea, aumentam o fluxo de oxigênio e promovem sensação de bem-estar.
3) A música relaxante faz com que a pessoa produza substâncias que colaboram na neutralização dos efeitos danosos do cortisol, hormônio que que predomina em momentos de tensão e mau humor.
4) Os carboidratos estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor envolvido no controle das emoções. Como são, em
geral, calóricos, o ideal é consumi-los com moderação.
5) Fique longe de pessoas muito mal-humoradas. Pesquisas indicam que o mau humor é contagioso. Se a pessoa for próxima, recomende auxílio médico.
Fonte: Folha Equilíbrio

Rede Gestão