Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Assistindo a uma Palestra

whatsapp linkedin
Publicado em Mon Oct 20 02:01:00 UTC 2003 - Edição 265

Você sabe qual a melhor forma de se comportar em uma palestra? A consultora em comunicação Leila Navarro dá algumas dicas, abaixo complementadas pela coluna, do que e como fazer para aproveitar ao máximo essas oportunidades de aumentar o conhecimento.

 

1. Leve um caderno para fazer anotações, de modo que as informações não se percam.
2. Evite mascar chicletes, desembrulhar balas, cochichar ou levantar diversas vezes durante a palestra. Isso prejudica a atuação do palestrante e dos outros ouvintes, que correm o risco de se dispersar.
3. Falar ao celular também contribui para a dispersão do público, além de ser, cada vez mais, uma conduta considerada de todo inconveniente. Não custa nada, além de ser de muito bom tom, desligar ou colocá-lo no silencioso durante uma palestra.
4. Evite ler ou escrever coisas que não tenham ligação com o assunto abordado na palestra. Por mais que, às vezes, pareça cansativa, ela sempre terá alguma informação útil. Afinal, se você esta lá, deve procurar aproveitar o máximo.
5. Obedeça ao palestrante. Muitas vezes ele pede para que você faça algum tipo de atividade que, pelo menos em princípio, visa facilitar o aprendizado. Aproveite a experiência, mesmo que, eventualmente, seja para não repeti-la.
6. Questionamentos são válidos, porém dependem da autorização do palestrante e do objetivo dele. Há palestrantes que não gostam de ser interrompidos e deixam para responder as perguntas ao final da palestra. Se tiver chance, pergunte como ele prefere.
7. Caso você deseje gravar, filmar ou fotografar o evento, peça autorização ao palestrante. Há pessoas que não gostam de ser filmadas, pois acabam se dispersando. Além disso, existem questões relacionadas a direito autoral e de imagem que devem ser respeitadas.


Rede Gestão