Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Para se Dar Bem como Empreendedor

whatsapp linkedin
Publicado em Mon Mar 17 01:39:00 UTC 2003 - Edição 234

"Despedir o seu patrão" e ser seu próprio chefe ainda é o sonho de muita gente. Mas, na hora de escolher em que negócio investir, é preciso mais que intuição. Veja algumas dicas do Sebrae para não errar feio na hora de virar empreendedor:

1. O primeiro passo é identificar uma oportunidade em um nicho de mercado. Ou seja, verificar se a demanda por certo produto ou serviço não é atendida. Pode ser um segmento que não desperte interesse das grandes empresas, por exemplo.

2. Os especialistas recomendam que haja afinidade com o negócio desejado. Não basta ser um ramo em alta. Tem de ser uma área em que se possa vislumbrar a possibilidade de realização profissional. E que seja, de preferência, um setor em que já se tenha experiência ou conhecimento.

3. O empreendimento não precisa se basear em uma grande invenção ou inovação tecnológica. O segredo está em adotar um diferencial em relação ao que já existe.

4. Em geral, quanto maior o risco, maiores os ganhos possíveis. Negócios mais tradicionais não costumam dar retornos vultosos, mas são menos arriscados.

5. O setor de serviços apresenta as chamadas "barreiras de entrada" mais baixas. Na maioria das vezes, não requer grande custo inicial, já que não há exigência de investimento em estoque ou maquinário.

6. Para iniciar um comércio, é preciso habilidade para atuar em vendas.

7. O segmento industrial costuma exigir o maior custo, pois envolve a montagem da infra-estrutura produtiva. Para minimizá-lo, pode-se terceirizar parte da produção. Conhecer redes de fornecedores e compradores é essencial.


Rede Gestão