Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Como os marines

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 25 21:35:00 UTC 2001 - Edição 131
Os marines norte-americanos são conhecidos por estarem sempre prontos a combater e a vencer todas as guerras em que entram. O segredo são trinta princípios de gestão, divulgados no livro Corp Business - The 30 Management Principles of the U. S. Marines, de David Freedman. Alguns podem ser perfeitamente aplicados ao dia-a-dia das organizações, que, embora não estejam numa guerra, às vezes ficam bem próximas disso. Veja alguns deles:
1. Siga a "Solução 70%". - É melhor agir rapidamente com base num plano imperfeito, mas com fortes hipóteses de funcionar (70%), do que esperar até ter um plano perfeito e agir tarde demais.
2. Siga a "Regra dos Três" - Em períodos de stress, a maioria das pessoas não deve ter mais do que três responsabilidades-chave.
3. Adapte a hierarquia à ocasião - Tenha uma pirâmide forte de gestão, mas encoraje as pessoas a tomarem as decisões necessárias para cumprir a missão quando os comandantes não estão por perto.
4. Fixe objetivos e os explique - Diga as pessoas o que precisa ser feito e por quê. Deixe os detalhes com elas.
5. Delegue - Treine as pessoas de forma que possam agir quando necessário.
6. Releve as falhas - Quem nunca falhou provavelmente nunca deu demasiado de si.
7. Peça para ser questionado - Os subordinados devem ser livres para discordar de forma aberta dos seus gestores... até a decisão final.
8. Faça planos simples e flexíveis - É melhor ter algumas opções que podem ser adaptadas do que fazer planos específicos para todas as contingências.
9. Experimente de forma obsessiva - Mesmo a organização mais bem-sucedida ruirá, se não testar continuamente novas fórmulas e implantar novas práticas.
10. Ouça todos - As melhorias da organização são muitas vezes propostas por pessoas não relacionadas com ela. Exame

Rede Gestão