Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Onze passos da mudança

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 27 21:31:00 UTC 2001 - Edição 140
Veja abaixo onze medidas para conduzir mudanças, das menores às mais importantes, na empresa ou organização, extraídas do livro Torne-se um Líder Eficaz, de Sam Deep e Lyle Sussman.
1. Compartilhe sua visão. Se os funcionários sabem para onde estão indo e compartilham os sonhos com a empresa, verão que as mudanças propostas ajudam a concretizar esses sonhos.
2. Mantenha os funcionários em contato com o meio dos negócios. Se eles estiverem ligados a clientes, concorrentes e outros fatores ambientais, não serão abalados pela mudança de direção ou prioridade.
3. Envolva os funcionários. Eles devem participar do planejamento para implementação das mudanças iniciadas.
4. Preveja as preocupações deles. As pessoas evitam ou resistem à mudança devido ao seu medo de perder alguma coisa: controle, segurança, prestígio, auto-estima, etc. Pense em como responder a essas objeções ao anunciar e implementar a mudança.
5. Explique a mudança. Defina claramente a mudança para todos os envolvidos. Não deixe que as dúvidas cresçam.
6. Deixe as pessoas se manifestarem. Abra espaço para que os funcionários falem sobre suas preocupações e façam perguntas.
7. Reconheça a resistência. Seja paciente com a relutância inicial dos funcionários. Não os ignore, deprecie ou critique.
8. Responda. Depois de ouvir os funcionários, responda-lhes com dados e informações concretas e tranquilizadoras. Corrija as imprecisões que podem estar gerando boatos. Transmita otimismo e segurança.
9. Enfatize os benefícios. Responda a pergunta: "o que vou ganhar com isso?". Demonstre como a mudança beneficiará a empresa como um todo e os funcionários pessoalmente.
10. Demonstre sua decisão. Mostre seu compromisso com a mudança. Faça mais do que sua parte no trabalho para ela ser bem-sucedida.
11. Preveja problemas. Enquanto modela o otimismo, fique atento aos resultados negativos. Se preciso, faça alterações necessárias à empresa para a acomodação da mudança.

Rede Gestão