Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Não lembro o seu nome

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 23 21:26:00 UTC 2001 - Edição 157
Você encontra um colega ou cliente e, por mais que se esforce, não consegue lembrar o nome dele. Para evitar essa saia justa, veja algumas dicas que ajudam a registrar nomes de conhecidos na memória e evitar lapsos.
1. Não se intimide em perguntar duas ou mais vezes o nome do novo conhecido. É melhor fazer isso no primeiro encontro do que ser obrigado a confessar, no futuro, que não se lembra do nome daquela pessoa.
2. Procure observar as características físicas e de personalidade e vá associando-as ao nome da pessoa. A memória semântica é acionada mais facilmente quando há muitos vínculos estabelecidos com aquele nome.
3. Mentalmente, faça uma lista de amigos e conhecidos e confira periodicamente se você realmente pode recordar seus nomes. Depois de conhecer uma pessoa, faça a primeira checagem poucos dias após o primeiro encontro e, gradualmente, vá aumentando esse intervalo.
4. Ao encontrar alguém conhecido, repita mentalmente o seu nome.
5. Não conte apenas com a sua memória. Agendas, anotações, fichários pessoais e qualquer outro tipo de ajuda externa são válidos.

Rede Gestão