Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Lições de quem foi além

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 30 21:26:00 UTC 2001 - Edição 158
O que Bill Gates, Ted Turner, Ray Kroc e Steve Jobs têm em comum? São todos empresários, arriscaram capital em seus negócios - na época questionáveis - e conseguiram ir muito além do que haviam sonhado. O quê aprender com eles? Segundo o livro Torne-se um Líder Eficaz, de Sam Deep e Lyle Sussman é o seguinte:
1. Procure oportunidades - Reflita sobre novas formas de aproveitar as competências distintas de sua empresa e suas capacidades especiais. Faça perguntas do tipo "E se...?" e "Por que não...?".
2. Veja ganhos onde os outros só vêem perdas - Veja a adversidade como a oportunidade de ganho que ela representa. Qualquer mudança no status quo, boa ou má, oferece uma abertura que você pode usar para obter melhores resultados.
3. Aprenda com seus fracassos - Os grandes pensadores vêem os fracassos como lições a serem celebradas, não como erros a serem lamentados.
4. Mantenha-se receptivo - Nunca se sabe de onde surgirá sua nova idéia de negócios. Mantenha olhos, ouvidos e mente abertos. No lugar de dizer "Não vai dar certo", diga "Fale-me mais sobre essa idéia...".
5. Aumente sua tolerância ao risco - Talvez você não tenha que mudar muito para perceber uma nova oportunidade, mas espere assumir riscos ao longo do caminho.
6. Mantenha o otimismo - Os empreendedores citados acima têm em comum o fato de terem acreditado em si mesmos desde o início e nunca terem perdido essa confiança.
7. Amplie seus conhecimentos - Passe seu tempo ao lado de pessoas criativas, educadas e inspiradoras - especialmente as que gostam de conversar sobre idéias. Faça muitas perguntas, leia, participe de seminários e reflita regularmente sobre o que aprendeu.

Rede Gestão