Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Evitando a Superqualificação

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Dec 09 20:21:00 UTC 2001 - Edição 168
Ter um currículo recheado, com excelente formação, cursos de especialização e vasta experiência é o sonho de qualquer profissional. Mas, por incrível que pareça, isso pode atrapalhar a busca por um bom emprego. Muitas vezes, o profissional é classificado como overqualified ou "superqualificado" para a maioria das possíveis colocações no mercado de trabalho. Na hora de obter um novo emprego, é necessário saber explorar os seus diferenciais. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo:

1. Conseguir experiência e formação escolar sólidas é um fator decisivo, mas saiba apresentá-lo ao empregador. A arrogância pode liquidar qualquer oportunidade de trabalho.

2. Além de falar sobre especialidades, enfatize suas principais realizações em empregos anteriores. Tente convencer o empregador de que seus conhecimentos serão praticados.

3. Evite comprometer-se com atividades que não tenham ligação com seus objetivos. A rotina criada em um emprego provisório pode fazer com que suas prioridades sejam abandonadas.

4. Reative a networking (rede de contatos) formada nos empregos anteriores. Procure, por exemplo, amigos de faculdade, ex-colegas de MBA, antigos clientes ou fornecedores.

5. Planeje sua carreira pensando no futuro. Antes de distribuir currículos, calcule por quanto tempo suas economias permitirão a busca pelo emprego ideal.

6. Mudanças radicais para profissões diferentes são sempre arriscadas, ainda que seu currículo seja diversificado e invejável. Reflita se o cargo a que se candidatou é coerente com o histórico de sua carreira.

7. Pergunte quais critérios foram usados na seleção, mesmo se a vaga for negada. Informe-se sobre que tipo de profissional as grandes empresas estão contratando e procure adequar-se a esse perfil.

8. Também considere a hipótese de trabalhar em uma empresa de menor porte. Estar em uma grande empresa ou multinacional nem sempre é garantia de satisfação na carreira.

Rede Gestão