Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Para Ser um Líder Nato

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Dec 16 20:20:00 UTC 2001 - Edição 169
Ser um líder nato, comandar a sua equipe de maneira segura, alcançando sempre excelentes resultados. Esse, certamente, é o objetivo de todo gerente ou profissional que desempenha algum cargo estratégico em organizações. Não existe uma fórmula pronta para ser um bom líder, mas seguir alguns princípios pode ajudar a alcançar essa meta. Como estes, elaborados a partir de dicas de consultores, pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

1. Seja claro em seus objetivos. Explique o que você deseja em termos de qualidade, padrões e tarefas. Ninguém se compromete com o que não conhece.
2. Evite a cultura do "isso-não-pode". Trabalhar com escassez de recursos intelectuais e financeiros inibe a criatividade e o crescimento da equipe e do próprio negócio.
3. Mantenha um certo distanciamento dos problemas pessoais dos empregados para não ser envolvido por eles.
4. Pratique o reconhecimento a custo zero: palavras de incentivo, assim como a liberdade de opinião e pensamento, não oneram o caixa.
5. Escolha sua equipe com critério. Quanto menor a empresa, maior a necessidade de indivíduos versáteis, capazes de executar múltiplas funções.
6. Exercite-se para pôr de lado o título de "rei da verdade". Deixe as pessoas se manifestarem, porque, na prática, elas podem saber mais do que você.
7. Recicle seus conhecimentos, participando de seminários e debates e, se necessário, volte aos bancos escolares.
8. Treine constantemente o seu pessoal. Assim, chefia e equipe falarão a mesma linguagem.
9. Realize reuniões constantes para análise de erros, acertos e cumprimento de metas.

Rede Gestão