Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

Fatores na Formação de Lucro

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 08 03:37:00 UTC 2002 - Edição 207

Que fatores influenciam na formação do lucro das microempresas? Com base numa ampla pesquisa feita pelo IBGE, a Fundação Getúlio Vargas fez um levantamento das principais variantes que causam impacto e derrubou um mito: questões prosaicas, como o local de funcionamento do negócio e a presença de parentes na administração, podem ter tanta influência como o ambiente econômico. Veja os cinco principais fatores, segundo a FGV:

 

1. Ser empregador: A empresa que emprega pelo menos uma pessoa tem lucro líquido mensal 32,8% maior que o empreendedor que trabalha sozinho. Mas, atenção: empregar parentes pode ser mais barato, porém a produtividade média é 5,2% menor que a de empregados não familiares.
2. Controle das contas: Um bom acompanhamento da situação financeira do negócio aumenta o lucro líquido mensal em 48,8%.
3. Boa formação: Quanto mais anos de estudo o empreendedor tiver, maior o lucro da empresa. A taxa de retorno por ano de educação formal é de 5,9%.
4. Trabalho compensa: Para cada hora que o dono de seu próprio negócio trabalha além da jornada semanal, média de 43,5 horas, o lucro líquido aumenta 1% ao mês.
5. Fora de casa: Empresas montadas longe do ambiente doméstico podem registrar faturamento 60,5% maior que as que funcionam em casa.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Rede Gestão