Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Coluna

|Planejando a Carreira - Dica importante

Veja por autor

10 Pecados da Comunicação Oral

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 30 23:49:00 UTC 2002 - Edição 197
Existem algumas expressões que, de tão usadas, nem parecem que são verdadeiros atentados à língua portuguesa. Mas fique atento para não cometer um dos 10 Pecados da Linguagem Oral e terminar arranhando sua imagem profissional.
1) "Haja visto o progresso da ciência...": O correto é "haja vista", que não varia. "Rubens Barrichello poderá ser campeão, haja vista o progresso que tem feito com o novo carro".
2) "Para mim não errar...": "Mim" não pode ser sujeito do infinitivo, apenas complemento verbal ("Ele trouxe a roupa para mim"). Também pode completar o sentido de adjetivos: "Fica difícil para mim..."
3) "Vou estar enviando o fax...": Embora não seja gramaticalmente incorreto, o gerúndio é uma praga. É feio e desnecessário. Melhor dizer "Vou enviar o fax".
4) "Ir ao encontro de...", "ir de encontro a...": Muita gente acha que as duas expressões significam a mesma coisa. Errado. "Ir ao encontro de..." é o mesmo que estar a favor. "Ir de encontro a..." significa estar contra, discordar.
5) "De formas que...": O certo é no singular, pois é uma locução conjuntiva e, portanto, invariável.
6) "Fazem muitos anos...": Quando o verbo "fazer" se refere a tempo ou indica fenômenos da natureza não pode ser flexionado. Diz-se: "Faz dois anos que trabalho na empresa", "Faz seis meses que me casei".
7) "A nível de Brasil...": "A nível de" é uma expressão condenada. Pode e deve ser substituída por outras. Exemplo: em vez de "A empresa está fazendo previsões a nível de mercado latino-americano", use "A empresa está fazendo previsões para o mercado latino-americano".
8) "Não tive qualquer intenção de errar": Não se deve usar "qualquer" no lugar de "nenhum" em frases negativas. O certo é dizer "Não tive nenhuma intenção de errar".
9) "Há dez anos atrás...": Redundâncias enfeiam o discurso. Melhor dizer "Há dez anos" ou "Dez anos atrás". "Há dez anos atrás" é o mesmo que "um plus a mais".
10) "Éramos em oito na reunião": Não se usa a preposição "em" entre o verbo ser e o numeral. O correto é dizer "Éramos oito".
Fonte: Um Jeito Bom de Falar Bem, Reinaldo Polito

Rede Gestão