Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos - Sílvia Gusmão

Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos

Veja por autor

A carreira nos novos tempos

whatsapp linkedin
Publicado em Wed Jan 10 23:29:00 UTC 2018 -

 É uma estratégia necessária e inevitável para diversos profissionais mais experientes, a busca por fontes alternativas de trabalho e renda.  O aumento da longevidade, que atualmente ultrapassa os 75 anos no Brasil, é uma das razões que deverá dinamizar essa procura, na medida em que a expectativa de vida encontra-se muito além daquela idade na qual a maioria dos profissionais se aposenta. Portanto, tem-se muito tempo ainda pela frente e será preciso planejar o que fazer. Boa parte deles não poderá (ou não desejará) parar de trabalhar. 

 
Outra razão é provocada pela disrupção do emprego. Para além da crise, o avanço da tecnologia e da automação vem eliminando, numa velocidade exponencial, inúmeras ocupações existentes hoje. Os profissionais começam a se confrontar com a redução da oferta de vagas, especialmente nas medias e grandes empresas, o que demandará uma exigência de adequação para esse novo mercado. 
 
O declínio do emprego formal, porém, não significa menos trabalho. Novos formatos tenderão a preponderar para todos, inclusive, para aqueles com mais tempo de carreira que precisam (ou precisarão) mudar de rumo. Ter o próprio negócio, ser consultor, dar aulas, fazer nova graduação, trabalhar em Home Office ou Coworking, são algumas dessas possibilidades. 
 
Chamo atenção, porém, para dois aspectos a serem cuidadosamente considerados numa mudança de trajetória profissional. O primeiro é identificar aquele projeto mais compatível ao próprio perfil. Nem todas as pessoas possuem características para serem empreendedoras ou consultoras, por exemplo. Portanto, é mais fácil ter sucesso fazendo o que se gosta e pensar em um modo de ganhar dinheiro com isso do que investindo no seu contrário. 
 
O segundo e igualmente importante é ter consciência que essa transição deve ser planejada com bastante antecedência à perspectiva de demissão ou iminência da aposentadoria, para que o projeto possa se tornar uma realidade concreta. Mudanças na carreira podem ser mais rápidas ou demoradas, a depender do tamanho das pernas. Mas sempre irão requerer reflexão, um plano de ação e tempo para se preparar.  
 
*Psicanalista e sócia da Trajeto Consultoria, empresa integrante da Rede Gestão.
 

Rede Gestão