Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos - Eline Nascimento

Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos

Veja por autor

Gestão do Clima e Competitividade das Empresas

Sondagem realizada pela ÁgilisRH aponta as vantagens competitivas que as empresas podem alcançar ao adotarem ferramentas de gestão do clima organizacional.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jul 14 21:58:00 UTC 2013 - Edição 771

As empresas que adotam práticas de gestão de clima organizacional acreditam que monitorar a percepção dos empregados resulta na melhoria do ambiente de trabalho, com maior satisfação da equipe, redução das faltas, menos tensão e menor nível de estresse. Como consequência, a empresa que demonstra preocupação com suas práticas de gestão pode ganhar diferencial competitivo.
 
Essa foi uma das conclusões da sexta edição do Termômetro ÁgilisRH, sondagem realizada pela ÁgilisRH, empresa integrante da Rede Gestão, junto a 78 sócios, gestores, profissionais e gerentes de RH de 35 empresas privadas pernambucanas das áreas de transporte de passageiros, energia, setor bancário, engenharia, comunicação, serviços, comércio, indústria e organizações do setor público.
 
Do total de empresas ouvidas, 62,4% adotam práticas de gestão do clima organizacional. As principais são: percepção do RH e/ou dos gestores (32%), entrevistas de desligamento (28%), pesquisas de clima (26%) e ouvidoria (14%).
 
Segundo a consultora Eline Nascimento, coordenadora da sondagem, as empresas percebem a importância de monitorar a percepção de seus empregados, mas muitas ainda não o fazem por dois motivos: ou não consideram prioridade ou têm a falsa ideia de que a gestão do clima é indicada apenas para grandes empresas, por demandar recursos e estrutura. Muito embora exigente, a prática é fundamental para orientar a ação dos gestores.
 
“Na verdade essa ferramenta pode e deve ser adotada por qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Onde houver gente, é importante monitorar o clima. Uma empresa com 20 funcionários, por exemplo, pode perfeitamente elaborar um modelo de acompanhamento do clima organizacional”, afirma Eline.

Confira alguns resultados do Termômetro ÁgilisRH:

 


Rede Gestão