Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos - Eline Nascimento

Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos

Veja por autor

"Apagão de RH" Afeta Empresas

Sondagem realizada pela ÁgilisRH mostra que as empresas estão encontrando dificuldades para selecionar profissionais e até perdendo-os para o mercado.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 21 19:52:00 UTC 2010 - Edição 633

          As empresas pernambucanas estão sentindo, na prática, os efeitos do "Apagão de RH", tema tratado recentemente na coluna Desafio 21. Foi o que constatou a primeira edição do Termômetro ÁgilisRH, ferramenta criada pela ÁgilisRH — empresa integrante da Rede Gestão — para ajudar empresários, gestores e profissionais a compreenderem melhor o mercado e questões relevantes relacionadas à área de Recursos Humanos. Na primeira sondagem, a grande maioria das 156 pessoas entrevistadas — 68 empresários, 61 diretores/gerentes e 27 profissionais da área de Recursos Humanos — revelou dificuldades, nos últimos tempos, em contratar profissionais qualificados no mercado pernambucano.
          O fenômeno é causado por uma conjunção de fatores. O aquecimento da economia, impulsionada pela chegada dos investimentos estruturadores a Pernambuco, tem aumentado a concorrência entre as empresas e provocado uma corrida por bons profissionais. Em algumas áreas, a baixa qualificação é um entrave para a contratação. Em outras, como engenharia, que durante anos esteve em baixa até a explosão do mercado da construção civil, os profissionais estão sendo disputados a peso de ouro.
          O Termômetro ÁgilisRH investigou a percepção das empresas clientes da ÁgilisRH e da TGI sobre esse problema. O resultado: 84% dos empresários, 87% dos diretores/gerentes e 89% dos profissionais de RH ouvidos na sondagem disseram ter tido dificuldades em encontrar profissionais qualificados para preencher seus quadros. Houve uma convergência das opiniões entre os três públicos pesquisados. Ou seja, a dificuldade em encontrar bons profissionais é sentida hoje em todos os níveis de gestão das empresas.

Para verificar os gráficos acesse o link abaixo
http://www2.informazione.com.br/cms/opencms/desafio21/imagens/D21633.pdf
 


Rede Gestão