Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos - Tiago Siqueira

Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos

Veja por autor

Organização e Disciplina

Para serem competitivos, os profissionais precisam lidar bem com a pressão e a administração do tempo no desenvolvimento das tarefas.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 29 20:04:00 UTC 2010 - Edição 621

          A exigência por qualidade de um produto ou serviço está cada vez mais associada à agilidade do atendimento prestado. As solicitações se tornam sempre urgentes para serem atendidas na hora. Essas e outras questões fazem com que as pessoas sejam cada vez mais pressionadas a produzir mais em menos tempo e, além disso, manter a qualidade do trabalho.
          Não é exagero dizer que essa realidade se faz presente, se não para todas, pelo menos para quase todas as pessoas, seja as que ocupam posições de gestão dentro de uma organização, seja as próprias equipes de trabalho. A questão é que algumas conseguem conviver bem com a “pressão” e dão conta das suas atividades. Outras, nem tanto. Não conseguem fazer o que precisa ser feito no tempo que lhes é disponível, e, como consequência, acontecem os atrasos na conclusão das tarefas. Mas por que isso acontece? Qual a razão de algumas pessoas, por melhores intenções que possam ter, não conseguirem atender à demanda?
          O fato é que os estilos individuais são determinantes nessa questão. E, considerando isso, a organização e a disciplina são duas características que facilitam uma “boa convivência com a pressão do dia a dia”. Normalmente, pessoas organizadas e disciplinadas conseguem se programar adequadamente para realizar as atividades, sejam elas de curto ou médio prazos, e, na maioria das vezes, realizam o que foi planejado. E essas atividades não se restringem apenas às relacionadas ao trabalho; estendem-se também às pessoais, como, por exemplo, uma programação de lazer ou uma viagem para descanso.
          Mas nem tudo são flores. Pessoas com essas características possuem, comumente, algumas outras que, dependendo da natureza da atividade, podem trazer dificuldades para o sucesso da sua realização. Como a baixa flexibilidade para mudar o direcionamento de alguma tarefa planejada, caso se torne necessário, pela própria dinâmica da realidade — devido, por exemplo, a alguma mudança de prioridade ou à insuficiente consideração de outros pontos de vista que poderiam contribuir para o bom resultado da atividade.
          Nesse caso, é importante que pessoas com esse perfil busquem sempre fazer uma reflexão para identificar as melhores alternativas para a execução mais adequada da atividade, inclusive considerar a reprogramação do que ficou definido inicialmente.
          Pessoas que conseguem dar conta das demandas com agilidade e qualidade, sem dúvida se destacam positivamente no ambiente em que estão inseridas, associando ao seu perfil marcas como capacidade produtiva, proatividade nas ações e atenção aos resultados. Tornam-se competitivos ao construírem uma referência de produção, realização e competência. Por isso, ser organizado e disciplinado — ou, pelo menos, tentar ser — é uma habilidade fundamental para quem quer conquistar e manter o seu espaço no mercado.
 


Rede Gestão