Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos - Bruno Queiroz

Coluna

|Gestão de Negócios - Recursos Humanos

Veja por autor

O Papel do Gerente de Internet

A importância da internet exige que a empresa tenha um profissional dedicado a pensar estrategicamente a política e as ferramentas de marketing digital.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 09 20:26:00 UTC 2009 - Edição 566
          Hoje, mais de 62 milhões de brasileiros estão conectados à internet, o que exige das empresas uma estratégia eficaz para aproveitar ao máximo todas as possibilidades da rede. A importância que o marketing digital tem hoje para as empresas e organizações — em ferramentas como sites e hot sites, e-mail marketing, links patrocinados, ações em redes sociais (como Twitter, Orkut, YouTube) —  aponta também para outra evidência. Essa mídia não pode mais ser tratada como novidade ou com amadorismo. É preciso ter na empresa um profissional capacitado para cuidar de toda a estratégia para a internet, que compreenda o seu grande potencial para geração de negócios, vendas, prospecção e conquista de novos clientes, relacionamento com clientes antigos, divulgação e consolidação da marca, entre inúmeras outras possibilidades.
          Esse profissional é o gerente de internet, mas pode ser também um gestor, diretor ou coordenador. A nomenclatura do cargo importa menos que o seu papel. O gerente de internet deve ser alguém dedicado a pensar estrategicamente, implantar e monitorar — muitas vezes, com o suporte de mais pessoas — a política e as ferramentas de marketing digital da organização.
          Não há, ainda, formação acadêmica específica para esse profissional. Algumas instituições, como a Fundação Getulio Vargas (FGV), oferecem na grade curricular de sua pós-graduação em Marketing um módulo específico sobre marketing digital. Por isso, um bom caminho para a empresa é ela mesma formar e desenvolver esse profissional, a partir de suas necessidades específicas.
          O gerente de internet pode ser um talento da área de Marketing, Administração ou Tecnologia — o importante é que tenha visão e compreensão da importância do marketing digital, domínio técnico das principais ferramentas e curiosidade para se manter permanentemente atualizado sobre as novidades dessa área, em constante evolução.
          Importante: Não se deve confundir o papel do gerente de internet com o do gerente de TI. O profissional de TI atua como apoio e suporte a todos os setores da empresa, focado em questões de infraestrutura da área de Tecnologia. O gerente de internet precisa ter uma visão bem mais ampla, envolvendo a estratégia de negócios da empresa dentro das inúmeras ferramentas de marketing digital.
          O ideal é que seja um gestor ou um profissional com acesso direto à alta direção da empresa. Para apresentar resultados, a internet precisa ser prioridade, uma estratégia compreendida e valorizada pelo “dono” da companhia. Entre as atribuições do gerente de internet, está, exatamente, mostrar à direção as inúmeras possibilidades da internet e quais os ganhos que a empresa pode obter ao investir em ações e estratégias de marketing digital. 
          As atribuições desse profissional vão depender das demandas de cada empresa. Em alguns casos, o gerente de internet irá responder também pelo marketing “tradicional” da organização. Em determinadas situações, entretanto, pode ser necessário que a companhia tenha não apenas um profissional, mas uma área específica para cuidar de seu site e do marketing digital — como no caso das empresas com potencial no segmento de vendas on-line e comércio eletrônico.

Rede Gestão