Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Eduardo Lemos Filho

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

Gestão de Empreendimentos

Esta é uma área de atuação que exige atualização constante e investimentos para acompanhar melhor as tendências da concepção de empreendimentos e seus impactos financeiros e sociais dentro do ambiente onde estão inseridos.
whatsapp linkedin
Publicado em Wed Apr 24 22:21:00 UTC 2019 -

 Uma das principais características de uma empresa de Gestão de Empreendimentos é manter-se sempre atualizada sobre o mercado. Buscar não apenas entender a forma tradicional dele, mas estar atenta a todas as suas ações disruptivas e tudo que acontece de mudança nos hábitos dos consumidores. 

 
Para tanto, é preciso estudar, pesquisar, viajar, comparar e investir.
 
Outro ponto importante, é observar os nichos que estão se expandindo para saber de que forma eles crescem e o que estão demandando dos Empresários.
 
Neste mercado é comum encontrar Players tradicionais do segmento, Players que migraram de outras áreas e até mesmo os que estão no segmento para desenvolver um Empreendimento que nasce para fazer parte de algo maior, de um Master Plan, por exemplo. Além de outros tipos de Investidores em busca de diversificação. Portanto, não é possível atender essa diversidade de perfis sem conhecer as novas demandas do cliente final, ou seja: o que desejam os usuários destes empreendimentos.
 
No início esse cenário era formado basicamente por Centros Comerciais. No entanto, nos últimos 15 anos conseguimos identificar novas tendências, como os equipamentos de uso misto. Essa área de atuação necessita de um acompanhamento de perto do mercado imobiliário residencial e empresarial e os setores de hotelaria, serviços médicos, serviços educacionais, coworking, coliving, dentre outros, até porque esses negócios fazem parte e/ou ancoram alguns Empreendimentos executados ou em planejamento.
 
Neste setor é importante avaliar os serviços de desenvolvimento, busca de oportunidades, diagnósticos, pareceres, implantação, comercialização, consultoria, gestão e M&A de Empreendimentos de todos os formatos e tamanhos. Aliás, novos formatos, são uma solução competitiva de diferenciação e posicionamento.
 
Outro atributo necessário para o Gestor de Empreendimentos, é a capacidade de relacionamento com todos os envolvidos no negócio: Empreendedores, Investidores, Lojistas, Compradores, Poder Público, Sociedade e o Cliente Final que é o principal “Patrão” de todos. Sempre com o objetivo e a responsabilidade do bom funcionamento e pleno sucesso dos Empreendimentos.   
 

Rede Gestão