Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Sílvia Gusmão

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

Mudança de carreira na maturidade

whatsapp linkedin
Publicado em Thu Jan 03 20:05:00 UTC 2019 -

 A população do mundo está envelhecendo. Isso se deve, principalmente, à queda da taxa de fecundidade e à longevidade da população que tem sido bastante incentivada pelas ações de promoção da saúde, pelos avanços da medicina moderna e pelos estudos das startups da longevidade.

Essas startups, espalhadas pelo mundo, têm investido em pesquisas e desenvolvido medicamentos com a finalidade de prevenir, retardar e reverter as doenças que impedem o envelhecimento saudável e podem expandir a vida. Tudo isso representa uma conquista da humanidade.
O Brasil acompanha essa tendência, embora num ritmo acelerado, sem estar preparado para isso. Atualmente, a expectativa de vida da população brasileira ultrapassa os 75 anos, muito além da idade em que a maioria dos profissionais formalmente se aposenta. Portanto, teremos que trabalhar mais, já que há mais tempo pela frente e será preciso complementar a renda. Mas, para isso, é preciso planejamento. Após muito tempo desenvolvendo uma mesma atividade, pode ser necessário se reinventar. 
O declínio do emprego, devido à disrupção digital, não significa menos trabalho. Surgem novos formatos e os rumos podem ser vários: mudar de profissão, tornar-se um consultor, um professor, um empreendedor, abrir um negócio inovador, uma franquia, envolver-se em negócios sociais, trabalhar em coworking...
A definição é singular para cada um, não há respostas prontas, mas também não se consegue fazer bem qualquer coisa. É preciso ter sintonia com a nova atividade, pois é mais fácil ter sucesso fazendo o que gosta e encontrando um modo de monetizar isso do que o contrário.
Esse planejamento para a maturidade deve ser feito com bastante antecedência. Mudanças na carreira podem ser mais rápidas ou demoradas, a depender do projeto, do tamanho das pernas e do quanto se está disposto a bancá-las, já que exigem coragem, tempo e dedicação.
 

Rede Gestão