Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Nilton Lemos

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

A comunicação estratégica como forma de engajar pessoas

whatsapp linkedin
Publicado em Thu Jul 05 21:47:00 UTC 2018 -

Participando de recente workshop promovido pela Associacão Brasileira das Agências de Comunicação regional Pernambuco (Abracom-PE), fomos colocados a pensar sobre as mudanças no mercado de comunicação e os novos modelos de comunicar para os nossos cliente. Quando colocamos esse assunto em pauta vem logo a cabeça uma seria de modelos feitos com ilustrações bem elaboradas ou ferramentas tecnológicas que façam a medição da interação do público com a informação que estamos passando sobre nossos clientes. Mas não, a ponto em debate está muito mais embaixo, é muito mais profundo, uma mistura de obvio com surpresa. Vamos tratar de engajar nossos públicos consumidores, internos e externos, mesmo que estes termos não sejam adequados no mundo tão globalizado que vivemos.

Empresas de todos os portes podem adotar ações de aproximação e relacionamento simples e de baixo custo que melhoram o engajamento, a comunicação e até mesmo a autoconfiança dos funcionários (são divulgadores importantíssimos de uma marca) e do público consumidor. Hoje não vivemos mais onde só os meios de massa ajudam a propagar uma ideia/conceito, temos que trabalhar para difundir a informação em vários micro ambientes onde toda uma gama de pessoas possa ser impactada.
 
Antes de tudo seja o exemplo da mensagem que você quer disseminar. Não adianta falar para seus públicos de ética se você não age desta forma, e assim por diante. Adote um estilo de comunicação que seja bom para cada indivíduo. Apesar das metas e objetivos da empresa serem padrão, estamos lidando com pessoas e que muito provavelmente são diferentes.
 
Alta produtividade, redução da rotatividade e maior rentabilidade. Esse é o resultado de um bom trabalho de engajamento interno nas corporações, comprovado pela consultoria Aon Hewitt. A empresa realizou uma pesquisa global com 400.000 funcionários de 258 organizações e constatou que empresas que engajam seus colaboradores possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis. Vale reforçar que se você trabalha sua imagem bem, dentro e fora da empresa, com certeza sua percepção global será positiva e isso pode ser usado para alavancar seu negocio. 
 
 

Rede Gestão