Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Alexandre Rebouças

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

O cotidiano da gestão financeira empresarial

whatsapp linkedin
Publicado em Thu Aug 03 14:36:00 UTC 2017 -

 Diariamente as empresas de todos os portes, setores e segmentos estão desempenhando suas atividades econômicas com o objetivo base de obterem lucro e assim permanecerem no mercado prosperando. Os gestores travam verdadeiras batalhas (concorrência, carga tributária, crise econômica, etc.) e na maioria das vezes não conseguem analisar os números básicos do seu negócio.

 
A gestão financeira da empresa com suporte em dados consolidados, confiáveis e atualizados é essencial para que a empresa possa se perpetuar no mercado.  A utilização de tecnologias, aliada a adoção de rotinas, procedimentos e uso de boas práticas facilita a geração e armazenamento de informações, permitindo o desenvolvimento de relatórios gerenciais estratégicos que fundamentem a tomada de decisões.
 
A produção das informações precisa ser estruturada. Os dados devem ser acompanhados de forma sistemática para que sejam percebidas as variações na evolução dos números e assim os gestores possam atuar com o objetivo de atingir as metas estabelecidas.
 
Ter o domínio dos números essenciais do empreendimento, como ponto de equilíbrio, margem de contribuição, lucratividade, o montante desembolsado com gastos fixos, e o percentual dos gastos variáveis, compreendendo o que integra cada resultado deste, juntamente com a utilização de ferramentas como o fluxo de caixa resulta na melhora do desempenho financeiro da organização.
 
A análise dos resultados alinhada com o planejamento estratégico deve ser rotina dos gestores. Somente desta forma é possível obter um desenvolvimento sustentável.
 
Revisão:
 
Marca Consultexto 02-01

Rede Gestão