Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Alexandre Rebouças

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

A importância do plano de negócios para uma empresa

whatsapp linkedin
Publicado em Thu Jun 01 12:52:00 CDT 2017 -
Todo bom negócio precisa ter boas possibilidades e conseguir prosperar. Para isso acontecer, é necessário planejamento, que envolve pensar, estabelecer diretrizes, pesquisar e definir objetivos para que a organização tenha segurança nos passos que tomar. Nessa fase, é essencial a presença de um bom plano de negócios, que ajudará o gestor a obter os resultados mais satisfatórios. Confira entrevista com Alexandre Rebouças, consultor financeiro associado na Guimarães Ferreira Consultoria sobre o assunto. 
 
Porque é importante que todo empresário tenha um plano de negócios?
 
Todo empreendimento para ter sucesso deve possuir um bom planejamento. Ter o plano de negócios bem elaborado como ferramenta de auxílio à tomada de decisão conduz o empresário a obtenção de resultados satisfatórios, além de corrigir pontos que estejam apresentando desconformidade com o que foi planejado.
 
O que é um plano de negócios?
 
Plano de negócios é um estudo que deve ser elaborado por todo empreendedor em todas as fases do negócio (implantação, manutenção e expansão). Neste estudo devem ser mapeados os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do empreendimento. São levantados valores de investimento, estipulado o cronograma de ações e as fontes dos recursos para execução do plano.
 
Qual o melhor modo de fazer um plano de negócios?
 
Considerando que o plano de negócios deve contemplar informações como forma jurídica, enquadramento tributário, fonte de recursos, projeção de faturamento, público-alvo, entre outros dados, o empreendedor deve buscar informações sobre todas estas questões, através de instituições de apoio e orientação como o Sebrae, entidades de classe, observar outras empresas que atuam no mesmo segmento, identificar fornecedores, visitar instituições financeiras, etc.
 
Quais os perigos de começar um negócio sem um plano estabelecido?
 
O risco de começar, assim como de expandir um negócio, sem um plano estabelecido, é de fracassar no empreendimento. Fazer investimentos somente na intuição, a maioria das vezes termina em prejuízos que em momento algum foram pensados. É muito comum encontrar volumes de investimentos acima do necessário ou suportável pelo negócio, levando muitas vezes a falta de disponibilidade de caixa e a contratação de empréstimos com valores de juros elevados.
 
Dentro de um plano de negócios quais as prioridades a serem definidas?
 
No meu entendimento é muito importante a definição do enquadramento tributário, os produtos e ou serviços que serão ofertados, o público-alvo, elaborar projeções financeiras de forma conservadora, buscar informações do mercado (consumidores, fornecedores e concorrentes) além de assessoria de qualidade, desde o início do planejamento.
 
Revisão:
Marca Consultexto 02-01
 

Rede Gestão