Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Sílvia Gusmão

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

Como a motivação ajuda no desenvolvimento da carreira?

whatsapp linkedin
Publicado em Thu Mar 30 13:40:00 UTC 2017 -

 A motivação produz muita diferença na qualidade do desempenho profissional. Uma carreira bem-sucedida demanda investimento e perseverança e um profissional motivado com o que faz investe melhor e com mais determinação. Ele tem mais garra, disposição para inovar e enfrentar obstáculos, tudo isso, sem perda do foco na carreira. 

 
Na organização em que trabalha, o profissional motivado geralmente é visto com muito bons olhos. Isso porque ele tende a ir além do que é demandado e tem iniciativa e capacidade para pensar soluções para os problemas. Essas qualidades, sem dúvida, aumentam o padrão de qualidade do desempenho da equipe e contribuem para o crescimento da empresa. 
 
Para se sentir motivado com o que produz é necessário, primeiramente, identificar-se com o que faz e ter visibilidade sobre a rota a seguir. A clareza sobre o que se deseja fazer no futuro é o principal combustível para a motivação. Além disso, é preciso analisar as estratégias adequadas para viabilizar esse projeto. Nem sempre é uma tarefa fácil construir isso sozinho. Em caso de dúvidas e indecisões, pode ser necessária a ajuda de um profissional especializado para discriminar o que se quer e planejar estrategicamente a carreira no curto, médio e longo prazo.
 
Para aqueles que ainda não se sentem motivado na sua carreira, é preciso tentar identificar a causa do desânimo. Discriminar isso o fará encontrar a alternativa adequada para reverter o problema, que pode envolver desde uma mudança de emprego, de profissão ou da posição subjetiva na relação com os outros. Portanto, a depender dessa resposta, os caminhos para solucionar a questão irão diferir.
 
Revisão:
Marca Consultexto 02-01

Rede Gestão