Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Carlos Alberto Valença

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

Dicas para retornar ao mercado de trabalho

whatsapp linkedin
Publicado em Thu Jan 05 16:51:00 UTC 2017 -
 
Perdeu o emprego?
Em primeiro lugar tente manter a calma e saiba que esta pode ser uma boa oportunidade para começar um novo ciclo na sua vida profissional.
Para enfrentar este momento difícil, seguem algumas dicas que podem ser muito úteis:
 
Faça uma reflexão do que você quer para sua vida. Se isto for muito difícil, comece elencando o que você não quer para sua vida, isto vai reduzir muito as suas dúvidas.
Reduza as despesas e adie certos projetos como viagens e comemorações. O desequilíbrio financeiro vai lhe atrapalhar na hora de participar de processos seletivos.
Elabore um currículo que seja sintético e relate com objetividade as suas principais habilidades e realizações. O CV tem que despertar no selecionador, a vontade de lhe chamar para uma entrevista presencial, é lá que tudo se resolve, 2 páginas são suficientes.
Envie ou cadastre seu CV nos sites das empresas de seleção de sua preferencia.
Mande fazer um cartão de visita, telefone e E-mail para contato, não precisa colocar um cargo, mas a sua profissão.
Faça uma lista com suas melhores habilidades técnicas e comportamentais e, ao lado, com suas características que precisam ser melhoradas ou controladas.
Prepare-se para possíveis entrevistas. 
Acione a sua rede de relacionamento, priorizando aquelas pessoas que possam ajudar na sua recolocação. Ex-chefes, colegas de trabalho, pessoas que você ajudou no passado. Sutilmente externe que você está disponível para novos desafios. Muitas pessoas só relacionam a gente  com a nossa antiga empresa.
Converse com pessoas mais experientes e que já passaram por situações semelhantes á sua.
Frequente palestras, simpósios, feiras e eventos relacionados com seu campo de atuação, certamente encontrará pessoas interessantes que podem lhe ajudar. 
Esteja com a mente aberta para ouvir propostas de trabalho levando em consideração o momento atual da economia, as vezes dar um passo atrás, reduzir um pouco a remuneração ou assumir um cargo de menor relevância em relação ao seu último posto, pode lhe garantir a oportunidade de avançar, quando tudo voltar ao normal e o pais voltar a crescer.
 
Caso ainda esteja inseguro, procure ajuda com profissionais especializados em transição de carreira.
 

Rede Gestão