Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Ricardo de Almeida

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

A Renovação da Saúde Pública em Pernambuco

Mudança no setor vem acontecendo de forma planejada desde 2007.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Dec 07 23:47:00 UTC 2014 - Edição 846

Na última quarta-feira, o governador João Lyra Neto e a secretária estadual de Saúde Ana Maria Albuquerque lançaram, na sede da Secretaria de Saúde, o livro A Renovação da Saúde Pública em Pernambuco – Sistematização da Experiência (2007–2014), um registro histórico sobre os desafios superados e as conquistas obtidas no âmbito da reestruturação da Saúde no Estado nos últimos 8 anos, de 2007 a 2014. Restruturação esta que ensejou uma mudança profunda na rede de assistência estadual e, mais que uma prioridade de governo, representa uma prioridade de Estado, tendo sua expressão maior ao longo das duas últimas gestões estaduais, sob o comando de Eduardo Campos e João Lyra Neto.

Nesse contexto, a TGI Consultoria em Gestão tem a satisfação de ter contribuído para o conjunto de esforços empreendidos para a realização desse trabalho. Um projeto inédito e inovador, que se tornou referência no País e teve como ponto de partida a elaboração de um diagnóstico baseado nos fundamentos de Concepção (Universalidade, Integralidade e Equidade) e Organização (Regionalização, Hierarquização, Resolutividade, Descentralização, Comando Único, Controle Social e Complementaridade com o Setor Privado) do Sistema Único de Saúde (SUS).

A lógica do diagnóstico compreende, ainda, o desdobramento dos fundamentos do SUS em oito eixos de análise que complementam a metodologia adotada para a reestruturação gerencial e organizacional das atividades da própria Secretaria de Saúde, fundamentada na Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990), e para a alteração da lógica de funcionamento e atendimento dos hospitais da rede própria, entre tantas outras mudanças resultantes do esforço e da dedicação de um grande conjunto de profissionais e servidores do Estado. Mudanças que se traduzem numa renovação radical, percebida e sentida pela população de Pernambuco, que teve sua vida transformada para melhor nos últimos anos, inaugurando, definitivamente, um novo paradigma na Saúde Pública do Estado.

A publicação A Renovação da Saúde Pública em Pernambuco – Sistematização da Experiência (2007–2014) é um documento de relevância não só para profissionais, militantes e entusiastas da Saúde Pública, mas também para toda a sociedade de hoje e de amanhã, no entendimento da superação de desafios atuais e da busca pela melhoria contínua da qualidade dos serviços de Saúde prestados à população. A despeito dos avanços documentados no livro, a dimensão dos desafios permanentemente superados nesse contexto deixa claro que o maior de todos os enfrentamentos é justamente consolidar, aprimorar e multiplicar o que foi realizado até aqui, aprofundando os efeitos positivos deste novo modelo de gestão, cuja implantação está em andamento.
 


Rede Gestão