Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento - Ulisses Medeiros

Coluna

|Gestão de Negócios - Planejamento

Veja por autor

Alinhando Estratégias com a Gestão de Portfólio

Toda empresa possui um portfólio de projetos, e gerenciá-los, adequando-os à estratégia, é uma atitude essencial.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 30 13:34:00 UTC 2007 - Edição 469
          Qualquer empresa que trace o seu planejamento estratégico, entendido como a definição de um futuro desejado e dos meios eficazes para alcançá-lo, responde basicamente a três questões: (1) onde estamos?, (2) aonde pretendemos chegar? e (3) qual a melhor maneira de evoluirmos do ponto 1 ao 2?. Ao conjunto de programas, projetos e outros trabalhos que a empresa acredita serem os meios eficazes de alcançar esse futuro, dá-se o nome de portfólio. Mesmo que uma organização não tenha tornada explícita a sua estratégia, ela possui seu portfólio de projetos, simplesmente por atuar no mundo dos negócios.
          Sem projetos, uma organização não se moveria adiante e não cresceria, e, sem crescimento, teria poucas chances de sobreviver no mundo competitivo atual. Pode-se dizer então que, gerindo o seu portfólio, a organização está conectando suas estratégias aos projetos que conduzirão à transição do estado atual para o estado futuro desejado.
          Toda organização, apesar de não estar completamente ciente desse fato, pratica algum tipo de gestão de portfólio em seus projetos. O que falta para muitas é um gerenciamento mais integrado de seu vasto número de projetos, ligados aos seus objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazos.
          Gerenciamento de portfólio é o gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados. Um gerenciamento adequado envolve ações como desenvolver, comunicar, implementar, monitorar e assegurar políticas, procedimentos, estruturas organizacionais e práticas associadas a um portfólio, resultando em um ambiente para a tomada eficaz de decisões.
          Devido à crescente necessidade de melhores padrões de gerenciamento de portfólios, o PMI lançou, em meados de 2006, o The Standard for Portfólio Management. Seu objetivo é assegurar que a coleção de projetos escolhidos esteja alinhada com os objetivos da organização.
          Os processos de gerenciamento de portfólio estão agregados em dois grupos: (a) Grupo de Processos de Alinhamento, que determina como os componentes serão categorizados, avaliados e selecionados para inclusão e gerenciados no portfólio; (b) Grupo de Processos de Monitoramento e Controle, que revê periodicamente os indicadores de desempenho, para alinhamento com os objetivos estratégicos.
          Priorizar e aperfeiçoar é realmente preciso. Adotar processos, métodos e ferramentas para gestão de portfólio é uma prática que pode influir decisivamente na competitividade das empresas, ajudando-as a alcançar o futuro desejado.

Rede Gestão