Coluna

|Gestão de Negócios - Organizando a empresa - Valério Figueiredo

Coluna

|Gestão de Negócios - Organizando a empresa

Veja por autor

As vantagens e desvantagens de colocar seu negócio “na nuvem”

whatsapp linkedin
Publicado em Thu Apr 27 14:44:00 UTC 2017 -

 Entrevistamos Valério Figueiredo, da HSBS soluções de negócios, sobre as principais vantagens de usar a “nuvem” como ferramenta de organização de negócios. Confira:

 

Como os arquivos online guardados na nuvem estão inseridos na organização de uma empresa?
 
Em geral os arquivos online são utilizados de 3 formas: Para arquivamento, backup ou produção. Os arquivos de Produção são frequentemente utilizados de forma híbrida, onde há uma cópia local em sincronia com a nuvem (Ex. Onedrive, Dropbox, etc). O Backup em nuvem vem a ser uma excelente opção de proteger os dados contra desastres naturais, roubo ou falha de hardware. O Arquivamento é uma forma de guardar arquivos que são pouco utilizados e difere do backup por ter um menor custo de armazenamento, porem cobra-se um maior valor pela movimentação desses arquivos. 
É vantajoso para todo tipo de negócio apostar na nuvem?
Hoje, com a flexibilidade e abrangência de serviços disponíveis, podemos afirmar que a nuvem traz benefícios para praticamente todo tipo de organização.
 
Quais são as principais vantagens e desvantagens desse serviço?
 
Vantagens:
Redução de custos (Energia, Hardware, pessoal)
Segurança: É um dos principais questionamentos ou receio de quem deseja investir nessa tecnologia. Os grandes provedores de nuvem possuem Datacenters com níveis de proteção maiores que a maioria das empresas que investem em infraestrutura de hardware.
Flexibilidade: Possibilidade de contratar e descontratar serviços e recursos sob demanda; Pagamento baseado em consumo;
Mobilidade: As informações são acessíveis de qualquer dispositívo, em qualquer local, bastando apenas uma conexão com a Internet
Recuperação de desastres: possibilidade de manter uma cópia do ambiente computacional, fora da empresa
 
Desvantagens:
Performance: Operações sob uma conexão de internet são mais lentas em relação as operações em uma rede local. 
Disponibilidade: Embora os melhores provedores de nuvem garantam 99,99% de disponibilidade de seus serviços, existe a dependência dos provedores de Internet, que não garantem esse nível de disponibilidade. Sem internet, os serviços podem ficar inacessíveis. Recomenda-se redundância de conectividade para reduzir esse risco.
 
O que é preciso ter em mente para investir nesse tipo de organização?
 
A nuvem veio para ficar, é uma quebra de paradigma tecnológico que tem trazido benefícios significativos à estratégia de negócios, desde que o gestor consiga aproveitar suas vantagens de acordo com suas necessidades.  O primeiro passo consiste na contratação uma empresa de Soluções em Nuvem com expertise comprovada no mercado. Essa empresa deve ser capaz de se adequar às necessidades da organização com o serviço de nuvem a ser utilizado e à estrutura necessária para as demandas operacionais. A organização que consegue tirar proveito da tecnologia em nuvem está um passo à frente no quesito competitividade.
 
Revisão:
Marca Consultexto 02-01
 

Rede Gestão