Coluna

|Gestão de Negócios - Organizando a empresa - José Almir Borges Filho

Coluna

|Gestão de Negócios - Organizando a empresa

Veja por autor

Terceirização da Execução Tributária

Empresas buscam soluções para garantir o cumprimento do emaranhado de leis, obrigações, declarações, envio de documentos e pagamentos de impostos e tributos.
whatsapp linkedin
Publicado em Sat May 11 22:32:00 UTC 2013 - Edição 762

Cumprir todas as obrigações e exigências da complexa legislação fiscal e tributária é um grande desafio para as empresas brasileiras. Ao mesmo tempo que enfrentam o problema da falta de mão de obra especializada nas áreas Contábil e Tributária, devido à grande demanda do mercado, as empresas se veem obrigadas a acompanhar as constantes mudanças na legislação. Todo cuidado é pouco para evitar erros no cumprimento das obrigações, no preenchimento e no envio de documentos e nos pagamentos dos tributos nos prazos exigidos, afastando o risco de multas e autuações que venham a comprometer o equilíbrio financeiro ou mesmo o funcionamento da empresa. 
 
Não é uma tarefa fácil. O emaranhado de obrigações e exigências torna a legislação brasileira uma das mais complexas do mundo, o que contribui diretamente para o Custo Brasil. Para se ter uma ideia, uma empresa de médio porte é obrigada a enviar às diferentes esferas do Governo mais de trinta declarações e efetuar o pagamento de mais de noventa tributos, entre impostos, taxas e contribuições. E ainda acompanhar, em tempo real, qualquer nova alteração das regras via medidas provisórias, soluções de consulta ou outros recursos, mantendo-se sempre atualizada com a legislação.
 
Muitas empresas, para evitar os riscos decorrentes de falhas ou não cumprimentos  das obrigações, costumam contratar consultorias ou auditorias para tentar resolver o problema. Porém, na grande maioria dos casos, esses serviços se limitam a apresentar um diagnóstico da situação, mostrando os principais problemas e vulnerabilidades, mas sem se comprometer com as soluções e encaminhamentos para regularizá-la.

Para, efetivamente, resolver as falhas e minimizar os riscos, é crescente o número de empresas que optam pela terceirização da execução tributária. Esse serviço se propõe a não apenas apontar o que está errado, mas também a desenvolver as soluções e implantá-las, passando a monitorar o cumprimento de todas as obrigações fiscais e tributárias das empresas. Assim, o gestor tem a garantia de estar sempre em dia com as exigências e atualizado em relação às mudanças na legislação. Como resultado, pode desafogar a sua equipe e ainda observar ganho financeiro gerado pela otimização das horas do setor contábil interno. Sem falar na tranquilidade de poder focar na gestão do seu negócio, sem a preocupação de não estar em conformidade com o que exige a Lei e sem o susto pelo pagamento de multas, juros e outras sanções pelo seu descumprimento.

 


Rede Gestão