Coluna

|Gestão de Negócios - Organizando a empresa

Coluna

|Gestão de Negócios - Organizando a empresa

Veja por autor

Maioria das Empresas Brasileiras Sofre Fraudes

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 05 13:39:00 UTC 2006 - Edição 383
Fraudes dentro da empresa são problemas mais comuns do que muita gente imagina. Embora muitos empresários e gestores acreditem que estão imunes ao risco, por conhecerem todos os processos de sua organização, a prática de fraudes pode ocorrer em empresas de qualquer porte ou segmento.

O problema é tão sério que mereceu uma reportagem de capa da revista Exame, em dezembro de 2005. A matéria trouxe uma pesquisa sobre o tema, realizada em 145 empresas brasileiras. O resultado foi, no mínimo, preocupante. Mais da metade dos empresários e gestores entrevistados havia descoberto pelo menos uma fraude em suas companhias nos últimos cinco anos. Na grande maioria dos casos, praticadas em áreas onde os controles internos são vulneráveis, permitindo que o fraudador aja por anos a fio com a certeza de que não será descoberto.

Os dados da pesquisa mostraram ainda que, em 79% dos casos, a iniciativa de cometer a fraude nasce da porta para dentro. São funcionários que conhecem os detalhes das operações e sabem como burlá-los.

De acordo com Luciano Bezerra, sócio da Bernhoeft Auditoria de Controles, o principal motivo que leva o funcionário a realizar fraudes é a “oportunidade” de desvios sem a percepção da empresa. “Pessoas que nunca realizaram fraudes podem aproveitar falhas de controle para obter ganhos imediatos.”

Alguns fatos podem denunciar o fraudador. Veja algumas dicas da equipe da Bernhoeft:
- Observe se existem funcionários que apresentam uma situação financeira melhor que a situação de funcionários de mesma função ou mesmo cargo.
- Geralmente, o fraudador fica descuidado com seus métodos, permitindo a percepção de transações suspeitas.
- Observe a freqüência de trabalhos por funcionários até altas horas, principalmente de funcionários da área financeira da empresa.
- O fraudador geralmente é do sexo masculino, realiza atividades sem a devida distinção de função e tem um bom relacionamento com os demais colaboradores da empresa.

O Perfil do Criminoso
Quem mais comete fraudes nas empresas?
Funcionários – 79%
Fornecedores – 12%
Clientes – 8%
Outros – 4%

Quanto tempode casa tem o fraudador típico:
Entre 2 e 5 anos – 31%
Entre 5 e 10 anos – 23%
Entre 1 e 2 anos – 16%
Mais de 10 anos – 12%
Não responderam – 11%
Menos de 1 ano – 7%

Qual a função dos fraudadores?
Gerente – 12%
Engenheiro – 10%
Analista – 10%
Auxiliar – 8%
Supervisor – 6%
Atendente – 4%
Vendedor – 3%

Rede Gestão