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Marketing Promocional Fortalece Marcas

Parte essencial da comunicação, essa ferramenta aposta na interação para fidelizar o consumidor.
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Publicado em Sun Aug 05 09:24:00 CDT 2007 - Edição 461
Muitas pessoas perguntam o que é Marketing Promocional e o que faz uma agência especializada nesse tipo de negócio. A dúvida é freqüente e não acontece sem razão. Essa é uma atividade que esteve abrigada em departamentos dentro das agências de publicidade até que ganhou seu espaço próprio há cerca de quinze anos, no Brasil, e de cinco, em Pernambuco.
 O Marketing Promocional (ou Brand Activation) é uma das ferramentas do que denominamos Comunicação Integrada, junto com Propaganda, Marketing Direto, Relações Públicas e Internet. Sua atuação visa a construção e gestão de marca e o incentivo a vendas através de, principalmente, promoções com distribuição gratuita de prêmios; ações de demonstração; marketing de incentivo; organização e implementação de feiras, exposições e convenções; merchandising; marketing esportivo, cultural e social; endomarketing.
 A Associação de Marketing Promocional – Ampro, define o MP como a “atividade do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas que, por meio da interação com o seu público-alvo, visa alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização”. Aí está a diferença básica para a propaganda: a interação. A propaganda se comunica com o consumidor através de meios de comunicação de massa (TV, rádio, jornal, outdoor, etc.). No MP, a comunicação com o público — e aí estão incluídos consumidores, trade e funcionários — é direta, seja no ponto-de-venda, seja durante um evento patrocinado por uma determinada marca, seja numa convenção de vendas de uma empresa, por exemplo.
 Como falei acima, é uma atividade nova, sobretudo no Norte-Nordeste. As empresas começam agora a enxergar o potencial da ferramenta, e o MP experimenta crescimentos anuais a taxas muito elevadas. Além disso, a participação do MP atinge hoje 35% de toda a verba de comunicação investida no País. Não é pouca coisa.
 Nossa região possui características especiais que são propícias ao uso do MP. Temos um riquíssimo calendário cultural em que as oportunidades de exposição de marca e ações de relacionamento são excelentes; é destaque também o nosso varejo, da Bahia ao Ceará, com a força de 240 mil PDVs, boa infra-estrutura hoteleira, além da necessidade de lançamento de produtos desenvolvidos com foco no consumo regional.
  As agências estão se fortalecendo; suas equipes estão mais maduras; os portfólios, mais robustos; e os clientes, cada vez mais satisfeitos e confiantes. O futuro do Marketing Promocional, no Nordeste, promete!

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