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Os Benefícios do E-mail Marketing

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Publicado em Sun Feb 26 19:49:00 UTC 2006 - Edição 386
De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet, IBGE e Ibope, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail. Por isso, é essencial compreender os benefícios do seu uso por empresas no relacionamento com clientes, conhecido também como e-mail marketing.

Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente, que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes. Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.

Também é recomendado para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos. Na organização de eventos, por exemplo, o marketing por e-mail pode ser aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.

Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios: proatividade —em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo; interatividade — o cliente interage imediatamente com a mensagem; segmentação — é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo; personalização — a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente; mensuração — o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real.

Em comparação com a mala direta, por exemplo, o e-mail marketing oferece grandes vantagens. A primeira delas é a velocidade. Enquanto que, pelo correio, a mensagem tradicional leva de três a cinco dias para ser entregue, utilizando-se a Internet, o cliente a recebe imediatamente.

Outra vantagem é a economia, pois a comunicação digital reduz custos de criação e envio, bem como elimina despesas de impressão e manuseio. Além disso, a praticidade também é uma vantagem, pois, no relacionamento por e-mail, é necessário ter apenas o nome e a caixa postal eletrônica do cliente. Já por mala direta impressa, são necessárias várias informações: rua, bairro, cidade, estado e CEP.

Por esses motivos, a comunicação através do e-mail vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas, como forma de reduzir custos e aumentar a eficiência no relacionamento com clientes. Contudo, é essencial, além da postura ética, oferecer sempre ao cliente a opção de suspensão do recebimento de mensagens, que deve ser bem visível e funcional.

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