Coluna

|Gestão de Negócios - Dicas Financeiras

Coluna

|Gestão de Negócios - Dicas Financeiras

Veja por autor

7 Passos para Criar um Plano de Negócios

whatsapp linkedin
Publicado em Sat Mar 02 20:58:00 UTC 2013 - Edição 752

1.  Sumário executivo: síntese contendo os principais pontos abordados para despertar o interesse do potencial investidor ou de quem lê; é o último item a ser elaborado.
2.  Definir as diretrizes estratégicas do negócio: qual é sua a visão? Qual é a sua missão? Quais são os valores principais para o seu negócio? 
3.  Modelo de negócio: qual é o seu plano? Em que negócio você está? O que você realmente vende? Qual é o seu público-alvo? Quais são as suas vantagens competitivas?
4.  Objetivos estratégicos: volume de vendas para os próximos três a cinco anos, lucratividade esperada, taxa anual de crescimento, expansão do negócio, etc.
5.  Objetivos táticos: em que atividades você precisa se empenhar para atingir seus objetivos estratégicos? Produtos e serviços, plano de marketing e vendas, fontes de financiamento, equipes de trabalho, etc.
6.  Principais políticas: de produtos, de clientes, de promoção, de distribuição, de preços, de financiamentos, de investimentos, de produção.
7.  Indicadores financeiros: quanto mais consistentes forem os dados, maior a chance de conseguir um financiador para o negócio.

 

Administradores.com


Rede Gestão