Coluna

|Gestão de Negócios - Dicas Financeiras - Valdeci Monteiro

Coluna

|Gestão de Negócios - Dicas Financeiras

Veja por autor

A Importância da Análise de Conjuntura na Decisão Empresarial

Observar a conjuntura econômica deve ser uma atitude estratégica também de pequenos e médios empresários.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 19 14:26:00 UTC 2006 - Edição 424
Não é raro o empresário se deparar, no seu dia-a-dia, com fatores da conjuntura econômica mundial, nacional, regional e mesmo local que acabam tendo repercussões inesperadas, positiva ou negativamente, para seus negócios. As grandes empresas, em geral, fazem o acompanhamento periódico dos acontecimentos do contexto, muitas vezes em estreita sintonia com o seu planejamento estratégico e operacional.

Todavia, no caso dos pequenos e médios empresários, dificilmente se observa um monitoramento permanente da conjuntura. As tarefas de gestão interna do seu negócio ocupam a maior parte do seu tempo, e isso diminui sua percepção da trajetória conjuntural do mercado em que atua e do contexto econômico mais geral a que está submetido. Muitas vezes, por desconhecer os humores do mercado, os pequenos e médios gestores tomam decisões que podem reduzir os ganhos que teriam se estivessem atentos à conjuntura local ou, pelo menos, ao funcionamento do mercado de sua empresa e de seus concorrentes.

Diante dessa questão, a mudança de conduta recomendada é a de buscar informações sobre a economia em geral, o que pode ser feito por meio de notícias veiculadas pela imprensa. Esse é um caminho importante, mas não o suficiente para garantir um processo decisório eficaz e efetivo.

Em primeiro lugar, a maior parte das notícias e dos comentários da imprensa foca a conjuntura mundial e nacional. Em segundo, dificilmente se observa uma análise mais sistemática do contexto mais imediato em que a empresa trabalha, tanto relacionado ao exame da economia local quanto do seu setor ou sua atividade de atuação. Por último e não menos importante, as empresas sentem dificuldade de interpretar os dados do contexto como elementos importantes na decisão estratégica.

A resposta para se começar a quebrar a barreira das dificuldades de interpretação da conjuntura passa inicialmente por enxergar a sua importância na gestão dos negócios. A partir daí, é preciso ir além da simples leitura de jornais e revistas e procurar se informar diretamente nas fontes mais especializadas (Ipea, Banco Central, Ministério da Fazenda, Condepe-Fidem, entre outras), além de buscar o apoio de profissionais que possam trazer um melhor suporte às decisões estratégicas de sua empresa.


Rede Gestão