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A nova realidade do software como serviço

Trata-se de servidores e softwares na nuvem dimensionados pela necessidade do cliente.
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Publicado em Sun Aug 17 22:17:00 UTC 2014 - Edição 828

Software para automação de escritório (BackOffice), sistemas de gestão empresarial, gerenciamento de e-mails, computadores, servidores e a toda infraestrutura de TI não são mais novidades para as empresas. Tudo isso já faz parte do nosso dia a dia há bastante tempo. A grande questão é que todo esse aparato tecnológico tem demandado cada vez mais recursos financeiros para se manter, seja em investimentos em sistemas, equipamentos ou em pessoal técnico para gerenciar a infraestrutura.

A solução para esse problema parecia ser a terceirização dos serviços de informática, pois reduzia esses custos substancialmente. Todavia, a velocidade do mercado de tecnologia impõe uma demanda constante por mais processamento, novos softwares e recursos, consumindo uma parcela importante do orçamento das empresas. Com a expansão do acesso à internet (em abrangência e velocidade), novos serviços foram surgindo. E um modelo interessante para esse cenário é a infraestrutura e o software como serviço. Vou explicar: basicamente seria uma forma de contratação em que os servidores e softwares ficam na nuvem (na internet) e são dimensionados de acordo com a demanda do cliente no momento da utilização. Ou seja, em uma situação em que às dez horas da manhã a empresa necessita de muito processamento, serão disponibilizados mais recursos em seu servidor virtual. E, nos horários em que não existe tanta demanda, os recursos são reduzidos.

O mais interessante desse processo é que se paga pelo consumo, e não um valor constante pelo servidor virtual (como uma conta de consumo de energia). O custo é mínimo para os momentos de baixo consumo de recursos (à noite, por exemplo). Toda essa adequação é feita automaticamente e em tempo real no momento em que é necessária.

Nesse contexto, os custos de gerenciamento dos sistemas e da infraestrutura são reduzidos, pois é possível efetuar todas as atividades remotamente, conseguindo com isso escala bem superior ao modelo tradicional, no qual esse gerenciamento é realizado in loco.

Gigantes da tecnologia, como Google, Amazon e Microsoft, já oferecem esses serviços e contam com uma estrutura gigantesca para garantir um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem qualquer interrupção. Servidores, software de BackOffice e serviço de gerenciamento, tudo isso é oferecido em um pacote que pode ser contratado de acordo com a necessidade do cliente.

Essa é uma nova realidade para as empresas e em pouco tempo será tão trivial e corriqueira quanto utilizar uma planilha eletrônica ou enviar e-mails.


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