Coluna

|Era Digital - Conectado - Valério Figueiredo

Coluna

|Era Digital - Conectado

Veja por autor

Backup de Dados: Uma Questão Vital

As empresas precisam ter uma estratégia para prevenir uma eventual perda de dados de seu sistema de TI, sob pena de comprometer sua competitividade.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 05 19:23:00 UTC 2011 - Edição 661

          Qual a importância dos dados de sua empresa? Imagine todas as informações de seus clientes, como planilhas, documentos, folhas de pagamento, estoques, projetos, entre outras. O que aconteceria se, de uma hora para outra, tudo fosse perdido? Certamente, haveria consequências muito graves, como perda de produtividade, de controles e até mesmo de negócios. Segundo pesquisa realizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), vinculada à Secretaria Executiva do Ministério da Educação, cerca de 70% das empresas que enfrentam uma situação de perda total de seus dados encerram as atividades até dezoito meses após o desastre. Ou seja, essa é uma questão vital para a maioria das organizações que hospedam informações em sua própria infraestrutura.
          Existem inúmeras possibilidades de erros, problemas e ocorrências que podem provocar uma perda de dados. O gráfico abaixo relaciona os principais motivos que levam uma empresa a perder suas informações.

 

DTI

Para prevenir essas situações, é importante que a empresa mantenha um Plano de Recuperação de Desastres, que consiste em uma série de definições, normas e procedimentos que devem ser seguidos antes, durante e depois de uma ocorrência inesperada, para restabelecimento dos sistemas de informação em tempo hábil. Como parte desse plano, o Backup de Dados é uma etapa fundamental. Em muitos casos, é necessário o envolvimento de uma equipe qualificada, que deve ficar responsável por traçar a estratégia de backup com todos os processos envolvidos.
          É importante frisar que um backup íntegro e atualizado por si só não garante a restauração das informações. Apenas como exemplo: uma situação em que todas as mídias que armazenam os backups estejam guardadas no mesmo espaço físico que os servidores. Nesse caso, devemos levar em consideração ao menos três possibilidades de perda: (1) um incêndio poderia destruir as instalações físicas consumindo todo o parque de TI; (2) uma falha na segurança poderia acarretar o roubo dos equipamentos; e (3) uma inundação do parque poderia comprometer todos os equipamentos.
          Mesmo nos casos que envolvem desastres naturais em que todos os equipamentos, incluindo o backup, são afetados, existe a possibilidade de recuperação. Porém, devido ao tempo e ao alto custo de uma restauração não convencional, a recomendação às empresas é que o foco esteja sempre na prevenção.  
          Embora seja vital, o Backup de Dados é um dos serviços de TI mais negligenciados pelos gestores, que o consideram um desperdício de tempo e recursos. Na maioria dos casos, não é possível prever quando ocorrerá uma perda de dados, mas deve se ter em mente que uma empresa que não é capaz de recuperar suas informações corre o risco de comprometer sua própria existência.

  


Rede Gestão