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|Comunique-se - Como lidar com a Imprensa - Andréa Guerra

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O Repórter Vai me Entrevistar — E Agora?

Um trabalho adequado de media training prepara e qualifica o profissional ou porta- voz da empresa para se sair bem no contato com veículos de comunicação.
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Publicado em Sun Jan 08 17:40:00 UTC 2012 - Edição 692

          Muitos profissionais, gestores e executivos competentes e experientes em suas áreas de atuação costumam demonstrar insegurança na hora de dar uma entrevista, mesmo falando sobre temas que dominam. Seja por falta de prática, nervosismo ou desconhecimento de algumas regras simples, rendem menos do que poderiam, perdendo a oportunidade de passar uma mensagem eficaz. 
          O problema é que se expressar bem e saber lidar com um repórter é uma condição indispensável, hoje, para qualquer profissional. Em um ambiente marcado pelo excesso de informação, onde qualquer pessoa pode se tornar uma fonte, quem consegue se diferenciar da média e mandar bem o seu recado constrói uma imagem positiva e tem mais chances de ser lembrado. No caso da comunicação corporativa, é fundamental que o porta-voz da empresa esteja preparado para falar com o grande público, principalmente em situações de crise, quando é necessário passar uma mensagem clara, posicionando-se com segurança. 
          A boa notícia é que demonstrar desenvoltura e ter um bom desempenho na frente de um microfone ou uma câmera é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Quem fala em nome da empresa ou deseja melhorar sua performance como fonte jornalística deve investir em um trabalho de media training, ou treinamento de mídia. O objetivo dessa capacitação é dar as ferramentas necessárias para que o porta-voz adquira segurança, domine a técnica e transmita credibilidade no contato com qualquer veículo de comunicação. 
          Normalmente, o media training alia um conteúdo teórico, no qual o profissional conhece as regras básicas de funcionamento, bastidores e particularidades de cada veículo, a um treinamento prático de como falar, olhar, se posicionar, gesticular, utilizar linguagem não verbal ou mesmo se vestir em uma entrevista. Conhecer, simular e praticar são os passos da preparação, fundamentais para ajudar profissionais e empresas a vencerem o desafio da comunicação.  
          Quem ainda não participou de um media training pode seguir algumas dicas para se sair bem em uma entrevista: (1) Nunca deixe de atender um jornalista. Se não puder, justifique e marque outra hora. (2) Tenha calma e encare o repórter com naturalidade. Ele não é um inimigo e pode se tornar um grande aliado. (3) Procure saber antes qual a linha geral da matéria. Assim, você pode se preparar melhor. (4) Seja breve e preciso. Repórteres correm contra o tempo. (5) Seja claro, objetivo, use frases curtas e palavras simples. Evite tecnicidades. Lembre-se de que, em geral, nem o repórter nem o público são especialistas no seu assunto. (6) Estimule o interesse do repórter oferecendo dados e informações que possam enriquecer a matéria. (7) Tente conduzir a entrevista, abordando novos aspectos do tema ou outros assuntos relacionados. O repórter fará isso, se você não o fizer. (8) Os repórteres precisam de boas frases para embasar ou intercalar informações, usando-as como declarações. Utilize algumas frases de efeito, mas não use chavões. (9) Mantenha-se informado. A leitura diária dos principais jornais pode evitar declarações sem fundamento se você for questionado sobre o impacto de alguma notícia. (10) Se você evitar o nervosismo e conseguir esquecer que está diante de um jornalista, vai perceber que se trata apenas de um bate-papo sobre um assunto que você domina completamente. E o resultado tenderá a ser positivo.


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